Fecomércio estuda medidas para evitar superlotação e melhorar transporte público de Recife
Fecomercio realiza uma pesquisa para compreender como é o uso do transporte público pelos comerciários, na Grande Recife, em Pernambuco.
O comércio de rua em Pernambuco foi liberado para funcionamento desde 15 de junho seguindo as normas do governo do estado. Por isso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado realiza uma pesquisa para compreender como é o uso do transporte público pelos comerciários.
O levantamento é realizado com o propósito de verificar a viabilidade da proposta de escalonamento de horários no comércio do Grande Recife com a finalidade de reduzir a superlotação no transporte público.
O comércio de rua está funcionando das 9h às 18h. Já os shoppings da Região Metropolitana do Recife foram liberados para o funcionamento das 10h às 22h, desde a última segunda-feira (10).
De acordo com o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, já existe uma espécie de escalonamento nesse horário atual. “Hoje já fazemos um escalonamento. A gente tem que fazer um levantamento. É muito subjetivo, em alguns locais sim, em outros não. Quem tem seu comércio no subúrbio, por exemplo, não tem esse problema”, explica.
Ainda conforme Peixoto, a pesquisa é para entender o perfil do comerciário que utiliza o transporte público, com o intuito de avaliar a possibilidade de outros tipos de escalonamento no setor.
“A Fecomércio de Pernambuco vai lançar uma pesquisa este mês para saber onde o usuário do transporte público vai e os horários de picos. Estamos no momento formatando a pesquisa para entrar em campo“, afirma.
O presidente da Fercomércio-PE ainda informa que existe a possibilidade de estender o horário do comércio, contudo, não para o comércio de rua devido à segurança. “O problema é segurança. Depois das 18h, existem os shopping centers“, afirma Peixoto.
Ainda de acordo com ele, há 45 mil comerciários na Região Metropolitana do Recife.
Covid-19 em Pernambuco
O estado de Pernambuco ultrapassou, na última terça-feira (11), o número de 7 mil mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Foram confirmados 38 óbitos, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, elevando para 7.008 o total em todo estado.
Ademais, também houve registro de mais 601 casos, elevando para 105.982 o total de pessoas infectadas pela Covid-19. Os dados são registrados desde março, no início da pandemia.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.