Festa Agosto da Cultura Popular é feita pela 1ª vez na internet em Alagoas
Festa Agosto da Cultura Popular é feita pela 1ª vez na internet em Alagoas e diversos grupos folclóricos da cidade participam.
Festa Agosto da Cultura Popular é feita pela 1ª vez na internet em Alagoas e diversos grupos folclóricos da cidade participam. A tradição é seguida há mais de 10 anos, e por causa da pandemia da Covid-19, não poderá ser presencial. Grupos dos bairros de Maceió, são convidados para se apresentarem.
Em razão da pandemia provocada pelo Coronavírus, a festa Agosto da Cultura Popular será realizada de maneira online.
A apresentação virtual terá grupos folclóricos que estão presentes todos os anos no festival. O evento é gratuito e normalmente acontece na Praça Santa Tereza, em Ponta Grossa.
O evento tradicional reúne muitas pessoas desde 2009. Grupos dos bairros de Ponta Grossa e Vergel do Lago devem se apresentar virtualmente, na última semana de agosto.
O objetivo da festa é celebrar a cultura popular do estado, com danças folclóricas, comidas típicas e apresentações de grupos da região. O apoio da comunidade é muito importante para o fortalecimento da cultura. Como afirmou o produtor do evento, Christiano Barros, é necessário que a população retome os valores das culturas tradicionais, para que a história se perpetue.
“O Agosto da Cultura Popular procura mostrar para um público mais amplo a importância das nossas manifestações artísticas ligadas à cultura popular. É da cultura popular que vem a nossa identidade cultural.
Cultura popular não é algo do passado e sim uma realidade viva e dinâmica. Muitas pessoas, principalmente os jovens, têm a falsa ideia de que a tradição é tudo aquilo que é antigo, ultrapassado. Através de nossas ações, procuramos contribuir para a mudança dessa visão”, disse ele.
Leia mais: MP no Amapá descobre irregularidades em hospital Mãe Luzia
Participantes do evento
Dessa vez, músicas, danças e entrevistas estarão disponíveis para a população de maneira online. Os integrantes se apresentaram na versão “online” do palco centenário.
Toda produção deve ser divulgada no fim de agosto, que é quando normalmente a festa acontece.
Entres os nomes convidados estão:
- Edmilson Mendes;
- Zeza do Coco;
- Abadá Capoeira;
- Boi Trovão;
- Boi Força Bruta;
- Boi Fênix;
- Fagner Dübrown;
- Banda de Fanfarra – Nonato Lopes;
- Violeiros repentistas – Inácio Medeiros e Neildo Marcelino;
- Banda afro Axé Zumbi e Tequilla Bomb.
Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.