FGTS Futuro 2023: O que é, Como Funciona e Quem Tem Direito?

Entenda como funciona o FGTS Futuro 2023 e descubra se você tem direito a esse benefício para comprar sua casa própria. Confira!

É provável que você já tenha ouvido falar no FGTS Futuro 2023, certo?! Porém, você sabe como funciona? Existem diversas dúvidas relacionadas ao FGTS Futuro 2023, como regras e muito mais. Por isso, preparamos esse conteúdo detalhado, com tudo o que precisa saber!

Fonte: Agência Brasil

O que é o FGTS Futuro 2023?

O FGTS Futuro 2023 é uma modalidade aprovada em 2022 pelo Congresso Nacional, para quem busca realizar o sonho da casa própria.

Através dele, existe a possibilidade de usar os futuros depósitos realizados pela empresa para comprar o seu imóvel.

Com isso, ele visa ajudar trabalhadores de carteira assinada, principalmente a população de baixa renda que vive em situação de extrema pobreza.

Veja Também

Aplicativo para Consultas de Benefícios

Novo Valor Salário Mínimo 2023

Saque do FGTS

Cartão Gratuito de Benefícios Sociais

Saiba que ele é uma nova forma de acesso ao FGTS, liberada após sua aprovação, sob a Portaria nº 2.745, de 5 de setembro de 2022.

Para ficar mais claro, esse FGTS possui o objetivo de ajudar no financiamento da sua casa, utilizando os depósitos que ainda serão feitos.

Como funciona o FGTS Futuro 2023?

Como citado anteriormente, essa nova modalidade de FGTS é destinada para a compra de um imóvel com o saldo em conta, além dos demais valores que ainda serão depositados.

Além disso, é importante ressaltar que ao ter acesso a essa nova forma de utilização do FGTS, os valores futuros do seu fundo de garantia serão bloqueados.

Isso porque, ele funcionará como um empréstimo, onde o trabalhador obterá o valor já em conta e dos futuros depósitos para financiar o imóvel.

Fonte: Site R7

Dessa forma, impedindo que seja realizado o saque total do valor do seu Fundo de Garantia por Tempo de Contribuição futuramente.

Como o Congresso Nacional aprovou a modalidade em 2022, ela já está funcionando desde o primeiro semestre de 2023.

Dessa forma, diversos brasileiros já podem começar a utilizar esse recurso para garantir a realização do seu sonho da casa própria.

Quem tem direito de receber o benefício?

Agora que você já sabe como ele funciona, o próximo passo é descobrir quem tem direito ao benefício do Fundo de Contribuição por Tempo de Serviço Futuro 2023.

Saiba que nem todos têm acesso a essa nova modalidade, pois ele é destinado apenas a uma parte da população contribuinte. Entre eles, estão:

  • Ser contribuinte do FGTS;
  • Possuir renda mensal de até R$ 2.400,00;
  • Precisar adquirir um o imóvel por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida;
  • Não ter realizado o processo mais de uma vez.

Caso você se encaixe nesses critérios, é possível a pensar em financiar seu imóvel utilizando o seu FGTS Futuro 2023.

Além disso, é importante ressaltar que a aquisição do imóvel por meio desse benefício pode ser feita apenas por um CPF.

Isso porque, a modalidade foi criada com o objetivo de garantir mais qualidade habitacional aos brasileiros de baixa renda.

Quais os benefícios dessa nova modalidade? 

Saiba que essa nova forma de acesso traz diversas vantagens aos seus contribuintes, principalmente para quem deseja sair do aluguel.

Portanto, entre as vantagens, estão:

  • Possibilidade de comprar um imóvel;
  • Financiamento com parcelas maiores;
  • Maior qualidade de vida às famílias de baixa renda;
  • Financiamento de acordo com as suas necessidade;
  • Sem comprometimento de renda;
  • Acesso à moradia digna.

Esse é um dos principais benefícios oferecidos a todos que desejam comprar sua casa própria utilizando o seu Fundo de Garantia por Tempo de Contribuição.

Fonte: Concursos do Brasil

O FGTS Futuro 2023 chegou para melhorar o bem-estar de muitas famílias brasileiras, principalmente, garantindo acesso à habitação digna.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0