FIES 2021: CINCO informações que todo candidato DEVE saber

As datas do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies 2021 já foram definidas e divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

As datas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021 já foram definidas e divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). O período de inscrições para novos financiamentos será em janeiro e o resultado da primeira chamada deve ser divulgado em fevereiro. Além disso, foram divulgados também os requisitos para ter acesso ao programa e as vantagens de acessá-lo.

FIES 2021: CINCO informações que todo candidato DEVE saber

FIES 2021: CINCO informações que todo candidato DEVE saber. (Foto: Reprodução Google)

Cinco informações essenciais sobre o Fies 2021

O que é? O Fies é um programa do viabiliza o ingresso a instituições particulares de ensino superior reconhecidas pelo MEC por meio do financiamento das mensalidades.

Quem pode se inscrever? O programa é voltado a estudantes de baixa renda que tenham prestado uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. O financiamento é destinado a alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas e possuem renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até três salários mínimos.

Como se inscrever? As inscrições são feitas pelo portal Fies Seleção, onde os estudantes precisarão fazer login com a conta gov.br, com CPF e senha. O cadastro vai redirecionar o acesso a uma página para preenchimento de dados pessoais e seleção de curso e instituição.

Leia mais: Governo volta atrás e ENEM 2020 poderá ser usado para ProUni, Fies e SiSU 2021

Cronograma:  O prazo para as inscrições vai de 26 de janeiro de 2021 até 23h59 do dia 29 de janeiro de 2021. A lista de candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 2 de fevereiro. Depois, os estudantes selecionados precisarão comprovar as informações prestadas diretamente na unidade de ensino, em um prazo de cinco dias e na unidade bancária em no máximo 10 dias.

A convocação por meio da lista de espera será entre 3 e 18 de março de 2021. Não haverá inscrição, quem não for pré-selecionado vai automaticamente para a lista de espera.

Vantagens do programa: Possibilidade de conseguir financiamento a juros zero, dependendo da faixa de renda; prazo de pagamento maior do que a maioria dos financiamentos privados; início do pagamento após a formatura; condições especiais para as regiões norte e nordeste; participação gratuita e amplo público-alvo.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0