Governo volta atrás e ENEM 2020 poderá ser usado para ProUni, Fies e SiSU 2021

Com a divulgação do calendário dos programas Fies, SISU 2021 e Prouni, os estudantes ficaram confusos sobre algumas datas anunciadas

Com a divulgação do calendário dos programas Fies, SISU 2021 e Prouni, os estudantes ficaram confusos sobre algumas datas anunciadas. O presidente do INEP, Alexandre Lopes, explicou que em 2021 haverá mais de uma edição trazendo muito mais oportunidades aos alunos de ingressarem nas instituições de ensino superior.

Governo volta atrás e ENEM 2020 poderá ser usado para ProUni, Fies e SiSU 2021

Governo volta atrás e ENEM 2020 poderá ser usado para ProUni, Fies e SiSU 2021 (Imagem: Montagem / O Norte)

Devido à pandemia do coronavírus, as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sofreram mudanças. Geralmente, as provas acontecem no final do ano, entre os meses de outubro e novembro. Em 2020, por ser um ano atípico, as provas foram adiadas e remanejadas para o janeiro de 2021.

Nesta edição também será iniciada a aplicação das provas na modalidade digital. Pela primeira vez na história do exame, a ferramenta online será utilizada. Os estudantes realizarão as provas nos laboratórios de informática nas escolas credenciadas ao exame e a etapa da redação será realizada no modelo convencional.

Leia mais: FIES 2021: MEC divulga edital com informações sobre Enem de anos anteriores

A versão digital vai acontecer nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Neste categoria, a quantidade de tempo para execução das questões será o mesmo que no modelo convencional.

Para a versão impressa, a prova vai acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro seguindo recomendações de combate à propagação do novo coronavírus, como por exemplo, distanciamento social, uso de máscara durante toda a aplicação das provas e disponibilização de álcool em gel.

Como forma de proporcionar maiores oportunidades para os estudantes, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que os programas vão funcionar em três edições.

A primeira edição não contará com as notas do Enem 2020, já que estão marcadas para o início do mês de janeiro em 2021. Para estas inscrições, os estudantes devem dispor das notas de desemprenho do Enem 2019.

Para as próximas edições, os estudantes podem colocar as notas do Enem 2020, já que o resultado está previsto para março de 2021. A segunda edição já foi anunciada e vai acontecer em abril.

A terceira ainda não tem prazo determinado. O que se sabe até então é que as inscrições serão realizadas para ocupação das vagas destinadas ao segundo semestre das instituições.

Leia mais: ProUni e Fies 2021 terão TRÊS edições? Entenda o que afirma o Presidente do INEP

No entanto, a quantidade de vagas ainda não foi definida. O motivo é porque outros fatores devem ser levados em consideração, como por exemplo, a situação das universidades, as vagas remanescentes e a situação pandêmica do país.

A primeira edição do Prouni vai acontecer entre os dias 12 e 15 de janeiro. O Sisu tem data inicial marcada para abril com as notas do Enem 2020, já o Fies tem início nos dias 26 e 29 de janeiro, com resultado previsto para o dia 2 de fevereiro de 2021.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0