Fortaleza inicia matrícula de novatos para ingresso na rede municipal em 2021

A Prefeitura de Fortaleza deu início ao processo de matrícula na rede municipal para o ano letivo de 2021. A fase inicial, também conhecida como etapa eletrônica, concretiza o Sistema de Pré-Matrícula Virtual. O prazo vai se estende até o dia 14 de dezembro deste ano e é direcionada aos alunos que desejam ingressar na rede pública municipal de ensino.

Fortaleza inicia matrícula de novatos para ingresso na rede municipal em 2021
Fortaleza inicia matrícula de novatos para ingresso na rede municipal em 2021 (Foto: Reprodução Google)

As inscrições são para novatos da rede municipal que vão ingressar nas fases da pré-escola, fundamental regular parcial e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O portal tem a intenção de desburocratizar o sistema de matrículas e redirecionar os alunos às unidades mais próximas de suas residências. Além disso, o processo facilita a identificação das instituição que já estão com uma quantidade significativa de inscritos.

Leia mais: Auxílio emergencial: Saiba se VOCÊ terá que DEVOLVER o dinheiro

Os alunos ou responsáveis terão até três opções de escolha institucional. Após a escolha da escola, será disponibizado o contato da gestão da instituição para que seja feito o agendamento e um posterior atendimento presencial.

Esta fase tem a função de entrega dos documentos necessários para a matrícula e para retirada de dúvidas, caso haja.

Aos alunos que não têm acesso à internet ou apresentam qualquer dificuldade de acessar o sistema, a Prefeitura de Fortaleza mantém a opção de matrículas presenciais da rede municipal.

A recomendação é que os alunos ou responsáveis procurem a instituições mais próximas com os documentos em mãos quando o prazo de inscrições estiverem abertos.

Leia mais: MEC passa a receber denúncias de RECUSA de matrículas de alunos com deficiência; entenda

O processo de pré-agendamento de matrícula foi uma das medidas tomadas para facilitar o serviço e evitar a aglomeração de pessoas. Além desse método, as medidas de segurança na matrícula presencial estão mantidas, como utilização de álcool em gel, entrada de pessoas somente com o uso de máscara de proteção individual, aferição da temperatura e distanciamento social.

O processo de organização das matrículas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza objetiva assegurar o acesso e a permanência dos alunos nas unidades de ensino, assim como zelar pelo bom atendimento das famílias que procuram vaga escolar na Rede. É importante ressaltar que, mesmo com o calendário divulgados pela Secretaria Municipal da Educação (SME), os alunos podem ser matriculados na Rede em qualquer período do ano”, comunicou a prefeitura.

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.