Frota de ônibus reduzida traz insatisfação e espera para população de RN
Demora faz usuários do transporte público esperarem até 1 hora na região metropolitana de Natal- RN. A redução da frota aconteceu em março.
Demora faz usuários do transporte público esperarem 1 hora na região metropolitana de Natal -RN. Moradores reclamam que com a redução da frota, que aconteceu em março, a espera pelo transporte tem sido muito grande.
Entre as medidas de combate ao Corona vírus, o governo do Rio Grande do Norte decidiu suspender o transporte público nos finais de semana e reduzir a frota em 50% durante a semana. A medida adotada em março vem causando transtorno desde então.
Impactos da redução
Quando anunciada a redução da frota, em 20 de março. Se maginou que a população não seria tão afetada, pois o isolamento social era mais rígido.
“Os shoppings estão fechando e outros estabelecimentos também. Serão reuniões diárias para ir adequando isso. Mas, inicialmente, vamos rodar com 50% entre segunda e sexta. O importante é proteger a nossa população, menos gente circulando na rua”, disse o presidente da Federação das Empresas de Passageiros do Rio Grande do Norte (Fetranor).
No entanto, com a retomara gradual das atividades econômicas, consequentemente aumento da circulação de pessoas, a população vem reclamando que a quantidade de circulação de veículos não acompanhou essa retomada.
Um dos moradores de Natal e usuário do transporte público aponta para o problema.
“Moro há 30 anos no bairro e sempre tivemos problema com transporte público, mas na pandemia ficou ainda pior”.
Por meio do Decreto, a Governadora do estado, Fátima Bezerra, determinou que as empresas de transporte público do Rio Grande do Norte retornem à circulação de 100% . Começando a partir de 21 de agosto.
O decreto também estabelece que os horários precisam ser respeitados pelas empresas que compõem o Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Rio Grande do Norte (STIP/RN).
As empresas devem seguir todos os protocolos de segurança necessários. Mas, o diretor de transporte do Departamento de Estradas de Rodagem também atribui responsabilidade à população. Para ele, o cidadão potiguar precisa evitar os horários de pico, pois, antes da pandemia a superlotação já acontecia nesses horários.