Governador do Piauí toma decisão sobre NOVO lockdown com mais de 1,5 MILHÃO de infectados
Em pronunciamento pela internet realizado na terça-feira (1), o governador do Piauí descartou a possibilidade de um novo lockdown.
Em pronunciamento pela internet realizado na terça-feira (1), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), descartou a possibilidade de um novo lockdown e falou sobre vacinação contra a Covid-19. Ele destacou que mais de um milhão e meio de piauienses já foram infectados e que os casos estão em queda no momento.
Na transmissão, Dias apresentou um plano de vacinação contra a Covid-19 no Piauí. A vice-governadora Regina Sousa, o secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, e o coordenador do Comitê de Operações Emergenciais (COE), José Noronha Vieira Júnior também participaram do evento.
Medidas de enfrentamento ao novo coronavírus no Piauí
O governador reforçou a importância dos cuidados e dos protocolos de segurança sanitária para evitar a disseminação do vírus e a chamada segunda onda. Segundo ele, o estado tem como meta não tomar decisões extremas, como fechamento do comércio e serviços. Ele pediu que a população use máscara e mantenha higienização e distanciamento, evitando aglomerações.
Leia mais: Conta de luz aumenta NESSES estados a partir de hoje (1º)
Para Wellington Dias, o Piauí possui resultados que permitiram a estabilização da doença. Ele destacou uma queda de 68% no número de casos confirmados e de 37% no número de óbitos. O índice de mortalidade é o menor das últimas 27 semanas.
O governador também falou da quantidade de testes realizados, que passam de 400 mil, e da ocupação dos leitos. Atualmente, a capital Teresina tem 46% dos leitos ocupados; em todo o estado são 50%. Em razão da estabilidade dos casos, 450 leitos foram fechados nas últimas semanas.
No pico da pandemia, o estado chegou a ofertar 1100 vagas de internações e agora tem 649. O objetivo, segundo Dias, é evitar o colapso, integrando o setor público e o setor privado.
Leia mais: Réveillon 2021 em João Pessoa será cancelado? Prefeitura fala sobre tradicional queima de fogos
O boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) de terça-feira aponta 746 novos casos de Covid-19 e 10 novos óbitos causados pela doença nas últimas 24 horas.
O número total de diagnósticos confirmados é de 128.432 e 2.644 mortes. Todos os municípios piauienses já notificaram casos da doença. Ao todo, 125.320 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.