Governo AMPLIA prazo de saques do Bolsa Família em 2021

Governo Federal publicou no Diário Oficial da União a prorrogação de saques para beneficiários do Bolsa Família de 90 dias para 270 dias.

Nesta quarta-feira (30), o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União a prorrogação de saques para beneficiários do Bolsa Família de 90 dias para 270 dias em municípios com declaração de situação de emergência. São 180 dias a mais para que os inscritos possam sacar os recursos já depositados do programa social e do auxílio emergencial residual, em 2021.

Governo AMPLIA prazo de saques do Bolsa Família em 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

Governo AMPLIA prazo de saques do Bolsa Família em 2021 (Imagem: Reprodução/Google)

A portaria, que foi publicada por meio do Ministério da Cidadania, prevê o aumento do prazo para saques em locais com declaração de situação de emergência. Considerando o surto de saúde pública internacional que vem acometendo o mundo desde 2019.

Em texto, também é explicado que as possíveis aglomerações causadas por famílias beneficiárias do Programa podem se aglomerar em torno dos canais de pagamento, com o objetivo de realizar o saque dos benefícios financeiros.

Leia mais: Calendário do Bolsa Família 2021 já está disponível? Governo se pronuncia sobre mudanças

“Considerando que, entre as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública envolvidas na atual Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional está a necessidade de se evitar aglomerações de cidadãos e cidadãs”.

A prorrogação será contada da data da disponibilidade da parcela dos benefícios e, ainda, incidirá em todas as parcelas do Bolsa Família disponibilizadas para pagamento durante a vigência da situação de emergência em razão da Covid-19 e que ainda estejam válidas, segundo o calendário de pagamentos e operacional do programa.

Bolsa Família em 2021

O Governo Federal ainda não divulgou quais serão as alterações e nem mesmo o calendário de pagamento do benefício aos inscritos no próximo ano. Até o dia 11 de dezembro, não havia expectativa da pasta de mudar o cronograma atual. O novo Bolsa Família deve ser anunciado ainda em dezembro.

As dúvidas sobre os dias de pagamento e o formato do programa de benefício social do Governo Federal acompanham os demais mistérios econômicos para o ano de 2021, junto a outras medidas que vêm sendo estudadas pela gestão federal.

Na segunda semana de dezembro, Onyx Lorenzoni discursou sobre o Bolsa Família em evento no Recife, onde anunciou a promessa de um novo programa com reformulação do atual. Revelou também que apenas aguarda o aval do presidente da República para tornar o documento público.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0