Governo do RN confirma novas fases de retomada das atividades econômicas

A retomada do calendário de reabertura das atividades econômicas do Rio Grande do Norte foi confirmada pelo governo para esta quarta-feira (15).

A retomada do calendário de reabertura das atividades econômicas do Rio Grande do Norte foi confirmada pelo governo para esta quarta-feira (15). Depois de meses de pandemia, o estado vai começar a segunda fração da fase 1 e a primeira fração da fase 2, de acordo com o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.

Governo do RN confirma novas fases de retomada das atividades econômicas

Governo do RN confirma novas fases de retomada das atividades econômicas (Imagem: Reprodução)

A decisão ocorre mesmo com uma taxa de 80% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19. Em coletiva de imprensa realizada ontem (14), o secretário reforçou que os empresários precisam seguir as regras estabelecidas pelo governo para que evitar o aumento da contaminação. Caso contrário, o cronograma de reabertura poderá ser paralisado e os serviços poderão voltar a fechar.

Leia mais: Donos de barracas de praia no Ceará criticam governo que exclui setor da retomada da economia

As portarias publicadas pelo governo exigem o uso de máscaras, controle de acesso limitação de pessoas, disponibilização de álcool em gel, entre outras questões. Até esta segunda-feira (13), o Rio Grande do Norte registrou 39.800 casos confirmados de Covid-19 e 1.404 mortes.

O que abre na retomada do comércio no Rio Grande do Norte?

A segunda fração da primeira fase e a primeira fração da fase 2 contemplam a reabertura de lojas com até 600 m2 e com portas para a rua, sendo:

  • Lojas de móveis, eletrodomésticos e colchões;
  • Lojas de departamento e magazines;
  • Agências de turismo;
  • Lojas de calçados;
  • Lojas de brinquedos, artigos esportivos e de caça e pesca;
  • Comércios de instrumentos musicais e acessórios, equipamentos eletrônicos/informática e de telefonia e comunicação;
  • Joalherias, relojoarias, bijuterias e artesanatos;
  • Lojas de cosméticos e perfumaria.

Do setor de alimentação, lanchonetes e food parks de até 300 m2 poderão funcionar com apenas quatro pessoas por mesa, mantendo a distância de dois metros entre as mesas e de um metro entre pessoas. A venda e o consumo de bebidas alcoólicas continuam proibidos nos estabelecimentos.

A primeira fração da fase 2 também prevê a reabertura de academias de ginástica, box de crossfit, estúdio de pilates e locais afins, sem uso de ar-condicionado e com ventilação adequada, seguindo todas as recomendações de higienização.

Sobre a reabertura, o secretário Carlos Eduardo Xavier enfatizou que os protocolos precisam ser cumpridos, pois a pandemia ainda não acabou. Para ele, o comprometimento da população, dos empresários e dos trabalhadores será fundamental.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0