Jovem Aprendiz Recebe Seguro-Desemprego? Saiba aqui

Descubra se o Jovem Aprendiz Recebe Seguro-Desemprego e como é possível solicitar. Confira os detalhes aqui!

Você sabe se o Jovem Aprendiz recebe Seguro-Desemprego? Essa é uma das principais dúvidas dos jovens na hora que são desligados da empresa. Para esclarecer essas e outras questões, confira o conteúdo a seguir, que vai explicar se o Jovem Aprendiz Recebe Seguro-Desemprego ou não!

Fonte: Portal G1

Conheça o Programa Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz é um programa desenvolvido pelo Governo Federal, no qual busca inserir os jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho

Um dos principais objetivos da iniciativa é promover a inclusão social e democratizar o acesso dos jovens à capacitação profissional para o mercado de trabalho.

Mas afinal, como ele funciona? Então, a inserção do jovem acontece através de parcerias entre empresas privadas, órgãos públicos e até mesmo instituições sem fins lucrativos.

Veja Também

ENEM 100% Gratuito

Cursos SENAC Gratuitos

Vagas Abertas no SENAI

Passagens de Ônibus Gratuitas

Com isso, através do programa, os jovens brasileiros são contratados para compor o quadro de funcionários da empresa parceira. O programa possibilita também a união de experiência prática de trabalho, com a formação teórica para o melhor aprendizado.

É importante ressaltar que a contratação acontece em regime de meio expediente, de acordo com a lei de aprendizagem nº 10.097/2000. Lembrando que o contrato é CLT.  Por isso, todos os jovens aprendizes possuem direitos trabalhistas, como FGTS, 13º salário, etc.

Mas afinal, o Jovem Aprendiz Recebe Seguro-Desemprego? A seguir, você confere uma explicação completa sobre o assunto.

O Jovem Aprendiz Recebe Seguro-Desemprego?

Como já mencionamos, as empresas parceira contratam os participantes do programa para trabalhar em regime de carteira assinada, mesmo trabalhando meio período.

Dessa forma, você possui direitos muito semelhantes a de um trabalhador CLT comum, entre eles, o Seguro-Desemprego.

Então, a resposta é sim, os jovens aprendizes têm direito de receber o benefício quando são desligados da empresa.

Fonte: Jornal Contábil

O seguro funciona como uma forma de proteção, onde garante a estabilização financeira por um período temporário aos seus beneficiários.

Saiba que existem situações que podem ocasionar o desligamento do Jovem Aprendiz antes mesmo do término do contrato, como a falência da empresa.

Valor do Seguro-Desemprego de um jovem aprendiz

O pagamento do benefício é feito exclusivamente pela Caixa Econômica Federal, no qual leva em consideração alguns pontos para definir o valor.

Portanto, o valor do Seguro-Desemprego de um Jovem Aprendiz é baseado na média dos seus últimos 3 salários recebidos. Assim, o jovem tem a possibilidade de receber até 5 parcelas por mês.

Fonte: Site Salário Mínimo

Quem pode receber o Seguro-Desemprego Jovem Aprendiz?

Existem alguns critérios que o Jovem Aprendiz precisa cumprir para poder garantir o recebimento do seu benefício. Entre os requisitos, estão:

  • Não possuir outra fonte de renda;
  • Ser demitido sem justa causa;
  • Não ter outro vínculo empregatício;
  • Não receber nenhum outro benefício do Governo.

O Jovem Aprendiz Recebe Seguro-Desemprego, sim. Isso porque, ele atua em regime CLT, que possibilita acesso a outros benefícios trabalhistas também.

Como solicitar o Seguro-Desemprego do Jovem aprendiz?

Agora você já sabe que o Jovem Aprendiz Recebe Seguro-Desemprego, como faz para realizar a solicitação?

Esse processo é bem simples, o beneficiário deve solicitar o seu seguro através do site do Ministério do Trabalho. Confira um breve passo a passo abaixo!

  • Acesse o site do Ministério do Trabalho clicando aqui;
  • Em seguida, informe seus dados profissionais e pessoais,
  • Por fim, basta finalizar a solicitação.

Além disso, é importante ressaltar que o prazo máximo da contratação do jovem é de 2 anos. Portanto, você deve solicitar o benefício dentro desse período.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0