IFPE abre mais de 4,8 MIL vagas gratuitas para ingresso neste semestre
O (IFPE) abre na próxima segunda-feira (25) até 21 de fevereiro o processo seletivo para o 1º semestre de 2021. Confira outros detalhes!
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) abre na próxima segunda-feira (25) o processo seletivo para o 1º semestre de 2021. As inscrições vão até 21 de fevereiro e serão gratuitas. O critério de escolha será análise de histórico escolar ou nota Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Em outubro de 2020, o IFPE anunciou que suspenderia o vestibular devido à pandemia e os candidatos não precisariam fazer a redação assim como nos outros anos.
“Teríamos que aumentar muito o número de prédios, a quantidade de pessoas que estariam trabalhando, a aquisição de materiais e insumos. Então, seria um vestibular extremamente caro e não teríamos condições de garantir 100% de segurança para garantir aos estudantes”, afirmou o reitor da instituição, José Carlos de Sá Júnior.
Inscrições para ingresso no IFPE
As inscrições para o vestibular serão iniciadas na segunda-feira (25) e vão até 21 de fevereiro de 2021. Elas devem ser feitas no site do IFPE, sem custo. As inscrições são para o ingresso do 1º semestre de 2021.
As exigências para se candidatar à vaga são:
- Te certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, em Instituição da Rede Pública de Ensino, até a data da matrícula;
- Não tenha concluído o Ensino Médio;
- Possua a idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula do curso para o qual se candidatou.
Leia mais: Pernambuco abre seleção com 142 vagas na área da saúde com salários até R$ 9,8 MIL
Vagas
Ao todo estão sendo ofertadas 4.830 vagas distribuídas em 16 campos, localizados em: Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.
As vagas foram divididas nas seguintes modalidades:
- Cursos técnicos integrados (ensino médio junto a técnico): 1399 vagas em 26 cursos;
- Técnicos subsequentes (concluído o ensino médio): 2.367 vagas em 45 cursos;
- Cursos superiores: 1.029 vagas em 25 cursos;
- Proeja (ensino médio para Educação de Jovens e Adultos e curso técnico subsequente): 35 vagas em um curso.
Leia mais: CINCO dicas imperdíveis para o segundo dia de provas do Enem 2020
Os candidatos referentes às vagas do ensino médio têm duas opções de ingresso: por meio da nota do Enem entre os anos 2015 e 2019, ou da análise direta do histórico escolar do ensino médio.
Os estudantes que desejam fazer o curso técnico nas modalidades integrados ou subsequente precisam apresentar o histórico escolar. A divulgação da lista de aprovados está prevista para sair no dia 15 de março.
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.