Detran-BA vai oferecer ESSES serviços através de aplicativo em 2021

Em 2021, o Detran-BA Irá oferecer serviços digitais: CRV, CNH, CRLV e a transferência de propriedade; prática é oferta feita na pandemia

Em 2021, o Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito da Bahia) irá oferecer o CRV (Certificado de Registro de Veículo) digital, seguindo os serviços já ofertados online como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e a transferência de propriedade.

Detran-BA vai oferecer ESSES serviços através de aplicativo em 2021 (Reprodução/Google)

Detran-BA vai oferecer ESSES serviços através de aplicativo em 2021 (Reprodução/Google)

Apesar da previsão das funcionalidades por aplicativo, o órgão ainda não possui data oficial para a disponibilidade das funções nos próximos anos.

“Ainda não temos como precisar uma data em 2021 para colocar em operação os novos serviços, mas o nosso setor de tecnologia da informação já começou a trabalhar em cima dos processos, junto ao Serpro. Com esses avanços, fecharemos um ciclo na virtualização dos procedimentos de veículos, em sintonia com os anseios dos cidadãos”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, ao portal A Tarde.

Leia mais: Governo da Bahia anuncia estágio para pessoas autodeclaradas pretas; veja como participar

Os órgãos de trânsito vem adotando práticas de serviços online desde que foi decretado calamidade pública no país por conta da pandemia do coronavírus, ofertando certificados digitais.

Os serviços, posteriormente, passaram a ser ofertados presencialmente mediante agendamento. Detrans de cidades do interior da Bahia retomaram os atendimentos em junho, o serviço só funciona por agendamento no portal e aplicativo SAC Digital.

Novidades nos Detrans para 2021

As medidas apresentadas pelo Detran-BA foram discutidas no 68º Encontro Nacional dos Detrans, em Brasília, no último dia 18 de novembro, com uma implantação pelos órgãos do Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque), que está em fase de teste.

Leia mais: Eleições: TSE intensifica fiscalização e anuncia plataforma de denúncia eleitoral

O sistema foi desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), por meio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O portal A Tarde explicou que o novo sistema simplifica a transferência de propriedade do automóvel, que poderá ser feita eletronicamente pelos revendedores, com mais segurança e baixo custo.

Ele também possibilita o registro eletrônico do veículo, seguindo o modelo que já existe atualmente para o licenciamento, que o Detran-BA disponibiliza sem custo no portal e aplicativo SAC Digital.

O intuito é unificar o CRLV e o CRV em apenas um documento, sendo que a transferência seria feita separadamente e teria formato específico.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0