Imposto de Renda: Mais de 1,7 MIL cidadãos da Paraíba vão receber DINHEIRO DE VOLTA

Receita Federal anunciou o novo lote da restituição do Imposto de Renda e mais de 1,7 mil cidadãos da Paraíba receberão dinheiro de volta.

Nesta segunda-feira (23), a Receita Federal anunciou o novo lote residual da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O saque estará disponível no dia 30 de novembro e mais de 1,7 mil cidadão da Paraíba receberão o valor do IR. De acordo com o órgão, o montante será de R$ 3.983.520,07. Veja como consultar a lista de beneficiários.

Imposto de Renda: Mais de 1,7 MIL cidadãos da Paraíba vão receber DINHEIRO DE VOLTA

Imposto de Renda: Mais de 1,7 MIL cidadãos da Paraíba vão receber DINHEIRO DE VOLTA (Imagem: Montagem / Jornal O Norte)

Sobre o Imposto de Renda

O Imposto de Renda é um valor tributável pago por pessoas físicas ou jurídicas ao Governo, seja ele de cunho regional ou nacional. O cálculo depende da renda de cada contribuinte e é diretamente proporcional às alíquotas recebidas.

O papel de arrecadação deste imposto é de função fiscal, porém respeitando o termo da progressividade. Ou seja, o valor pago é baseado na tabela em que há a presença de um rendimento mínimo para que de fato o imposto seja cobrado.

Antes, o Ministério da Fazenda era o principal responsável pela arrecadação dos tributos. Atualmente, este cargo é de inteira responsabilidade da Secretaria da Receita Federal.

Leia mais: NOVO imposto em 2021? ESTA proposta de Paulo Guedes vai mexer no seu bolso

A data limite para declaração do Imposto de Renda é até 30 de abril de cada ano. O contribuinte precisa ficar atento ao documento para evitar cair na malha fina e, ao mesmo tempo, ter uma maior chance de receber a restituição do IR.

Consultar o restituição

Os locais de consulta da restituição do Imposto de Renda são três. Os contribuintes podem:

  • Acessar o portal oficial da Receita Federal;
  • Ter informações no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal);
  • Ligar para o número 146.

As pessoas que foram impossibilitadas de acessar a declaração ou apresentaram qualquer tipo de pendência com o órgão, podem acessar o Centro de Atendimento Virtual e resolver o problema por meio da declaração retificadora.

Leia mais: Paraíba: Detran adota MUDANÇAS no processo de licenciamento e entrega de CRLV

Para conseguir o acesso, é preciso que o contribuinte insira no local de pesquisa um código digital. Caso o mesmo não tenha, a Receita sugere que seja digitado o número do recibo das duas declarações mais recentes.

O depósito acontecerá através da conta previamente informada pelo contribuinte. Se não foi informado nenhuma conta bancária junto à declaração ou apresentar qualquer divergência, é preciso direcionar-se à uma agência do Banco do Brasil ou ligar para os números:

  • 4004-4001 (capitais);
  • 0800- 729-0001 (cidades do interior).

O valor do IR ficará em conta pelo período de um ano.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0