Inscrições para o Encceja 2020-2021 começam nesta segunda-feira (11)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020-2021) será realizado em abril. Saiba mais!

As inscrições para prestar as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020-2021) começam na próxima segunda-feira (11) e seguem até o dia 22 de janeiro. As provas estão marcadas para abril.

Inscrições para o Encceja 2020-2021 começam nesta segunda-feira (11)

Inscrições para o Encceja 2020-2021 começam nesta segunda-feira (11). (Imagem: Reprodução / Google)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) adiou a realização do exame em razão da pandemia do novo coronavírus.

Para se inscrever, basta acessar acessar o site do Encceja e informar os seguintes documentos: número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail individual e atualizado e número de telefone celular. A participação no Encceja é voluntária e gratuita.

Leia mais: Enem 2020: O que PODE e o que NÃO PODE levar no dia da prova?

Quem pode prestar o Encceja 2021-2021

O exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental ou médio na idade prevista. Na inscrição, o participante deve indicar a certificação de que precisa: ensino fundamental ou médio.

Para participar, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos para as provas do ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio.

Quem não compareceu no Encceja 2019 precisa justificar a ausência e aguardar aprovação. O prazo para justificativa foi encerrado no dia 20 de dezembro e o resultado já está publicado.

Interessados que já obtiveram êxito em alguma área do conhecimento nas provas anteriores poderão inscrever-se apenas para a área ou áreas em que não atingiram a pontuação necessária.

Leia mais: ENEM 2020: Presidente do Inep anuncia decisão sobre possível ADIAMENTO do exame

O exame é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. A aplicação das provas está marcada para o dia 25 de abril.

Para o ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. Já para ensino médio, as áreas avaliadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Cronograma Encceja 2020

  • Período de inscrições: 11 de janeiro a 22 de janeiro de 2021
  • Solicitação de atendimento especializado: 11 a 22 de janeiro de 2021
  • Resultado da solicitação: 1º de fevereiro de 2021
  • Aplicação das provas: 25 de abril de 2021
Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0