ENEM 2020: Presidente do Inep anuncia decisão sobre possível ADIAMENTO do exame

Mesmo com o cenário pandêmico atual, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que as provas do Enem 2020 ocorrerão normalmente neste mês

Devido ao aumento do número de contaminações pelo novo coronavírus nos estados brasileiros, o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vêm sendo pressionados por estudantes e entidades estudantis em relação à realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 neste mês. 

ENEM 2020: Presidente do Inep anuncia decisão sobre possível ADIAMENTO do exame (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

ENEM 2020: Presidente do Inep anuncia decisão sobre possível ADIAMENTO do exame (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Ao todo, mais de 1,7 milhão de estudantes foram inscritos. Mesmo com o cenário pandêmico atual, o presidente do Instituto, Alexandre Lopes, afirmou que as provas ocorrerão normalmente.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (5), durante entrevista ao G1. Alexandre Moraes enfatizou que o Inep se preparou para a aplicação do exame impresso, que ainda ocorrerá em 17 e 24 de janeiro de 2021.

A pressão aos órgãos da educação nas redes sociais se fortaleceram conforme os casos da Covid-19 foram aumentados pelo país, bem como as desigualdades impostas pela pandemia, mas o diretor do Inep defende que os protocolos serão mantidos para a execução das provas nas datas programadas.

Leia mais: Enem 2020: Na reta final da preparação, veja TUDO que você precisa saber sobre a prova

“O Inep tomou todas as medidas necessárias para garantir a aplicação do Enem com tranquilidade e segurança”, pontuou ao G1.

Alexandre Moraes também disse que o afastamento de carteiras nas salas em que as provas serão aplicadas, higienização completa nas escolas, antes e depois da prova, serão algumas das ações para proteção sanitária. O uso da máscara é obrigatório durante a prova.  O Enem 2020 estava previsto para ocorrer em novembro, mas, em maio do ano passado, foi remarcado por conta da Pandemia.

Cartão de confirmação do Enem 2020

Os inscritos no Enem 2020 tiveram a consulta ao Cartão de Confirmação liberada nesta terça-feira (5), mas muitos candidatos relatam dificuldades para acessar o cartão de confirmação no primeiro dia de disponibilização. Problemas com o login e a senha também foram pontuados.

De acordo com apurações do G1, alguns inscritos relatam dificuldades para visualizar o local de prova pelo site. Outros dizem que conseguiram a confirmação pelo aplicativo oficial do Enem. É aconselhado pelo Inep que o documento seja impresso e levado juntamente com um documento oficial com foto no dia de realização do exame.

Confira o passo a passo para consultar o cartão

O inscrito pode consultar o cartão na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem. Ao realizar o login com os dados de acesso, o participante é direcionado à Página do Participante, onde há o link “Local de Prova”, no canto esquerdo da tela. Basta clicar no link para ter acesso ao cartão de confirmação.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0