Detran-PA decide ACABAR com CRLV impressa em 2021 após ESTA mudança

O Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-PA) anunciou que o documento impresso do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) deixará de existir. Isso pode ser explicado porque o órgão já disponibiliza o documento na modalidade online o que configura uma enorme facilidade para os condutores paraenses.

Detran-PA decide ACABAR com CRLV impressa em 2021 após ESTA mudança
Detran-PA decide ACABAR com CRLV impressa em 2021 após ESTA mudança (Imagem: Reprodução/Google)

A modalidade digital tornou-se a única forma de acesso ao CRLV desde o mês de novembro no estado. Essa é uma categoria de garante maior acessibilidade, velocidade e facilidade de ter acesso ao documento sem precisar direcionar presencialmente ao órgão ou imprimir o documento.

O acesso digital pode ser conseguido por meio através do aplicativo determinado. Esta ferramenta está possibilitada para download nas lojas Google Play ou App Store.

Leia mais: Concursos 2021 confirmados no Pará já somam mais de MIL vagas de emprego

Para obter o documento através do aplicativo, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Baixar o aplicativo aqui;
  • Clicar para efetuar o cadastro;
  • Ir para veículos;
  • Vá para ‘toque aqui’;
  • Depois insira o Renavam e o código de segurança do CRV.

O código de segurança será pedido para que o documento digital seja expedido e pode ser encontrado na parte superior do documento e tem 11 dígitos.

O condutor não precisa se preocupar quanto à conexão de internet, já que o documento fica armazenado no aparelho celular trazendo muito mais conforto, praticidade e segurança. Contudo, caso haja a necessidade ou o desejo de manter o documento na modalidade impressa, basta acessar o site do Detran-PA, ir para serviços de veículos e realizar a impressão pelo portal.

É importante lembrar que o documento em papel esverdeado deixará de existir. Sobre esse assunto, Marcelo Guedes, diretor-geral do Detran esclarece:

“É uma mudança de paradigma, de cultura. O atestado de veracidade das informações que existem no aplicativo estão em um Quick Response Code (QRCode) que tem lá dentro – e que fica disponível na versão para o usuário que queira imprimir, se quiser.”

Leia mais: 13° salário, FGTS e abono PIS/PASEP poderão ser antecipados em 2021

Outro processo de desburocratização e que facilita os serviços é a leitura do QR Code. Através dele, profissionais e agentes de trânsito poderão realizar a leitura do documento. Sobre isso, Marcelo reitera:

“Agentes de trânsito de qualquer esfera poderão ler as informações por esse QR Code. É mais uma desburocratização, mais uma plataforma tecnológica que o Detran do Pará coloca à disposição, e menos um trabalho, que é o de ir ao Detran ou esperar o documento chegar pelo correio.”

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.