INSS: Empresa não pagou a sua contribuição? Veja o que fazer para resolver este problema

Para que você tenha todos os direitos do Instituto Nacional do Seguro Social- INSS 2021 é necessário contribuir com a previdência. Veja dicas

Para que você tenha todos os direitos do Instituto Nacional do Seguro Social- INSS é necessário contribuir. Essa contribuição precisa ser feita de maneira recorrente todos os meses. A quantia paga vai depender do trabalho e renda de cada um.

INSS 2021: Empresa não pagou a sua contribuição? Veja o que fazer para resolver este problema

INSS 2021: Empresa não pagou a sua contribuição? Veja o que fazer para resolver este problema (Imagem: Reprodução Chapecó Online)

Ao fazer sua contribuição mensal no Instituto Nacional de Seguridade Social- INSS, o trabalhador passa a ser um segurado do INSS. Isto é, caso o trabalhador passe por uma doença, invalidez, velhice, morte, desemprego maternidade ou prisão, ele e a sua família terão uma renda garantida.

No entanto, essa contribuição precisa acontecer mensalmente, o valor varia conforme o trabalho e renda de cada um. Se você é um empregado, autônomo, servido pública etc e não fez a sua contribuição veja abaixo como reverter o quadro de cada situação.

Empregado INSS

Para os funcionários que trabalham no modo CLT com registro na carteira, não precisa se preocupar. O desconto é feito na folha de pagamento em razão da remuneração do trabalhador garante os direitos previdenciário. Ou seja, mesmo que o empregador não recolher a contribuição, à aposentadoria está garantida.

Autônomo

Os contribuinte individual autônomo são divididos em duas situações. A primeira são os trabalhadores por conta própria, eles que fazem sua contribuição, por isso, sabem quando pagou e quando não pagou.

A segunda situação são os trabalhadores que prestam serviço para as empresas, nessa caso elas são responsáveis em reter 11% do valor pelo serviço prestado. Nos dois casos é possível verificar quanto tempo falta para a sua aposentadoria no site do MEU INSS.

Leia mais: 13° salário INSS: Aposentados e pensionistas terão direito ao abono em 2020?

Servidor público

Os servidores públicos que trabalharam por conta própria e querem transferir o tempo de serviço à Previdência da União, de estados, municípios e Distrito Federal não precisa comprovar as contribuições, quando tiver trabalhado como empregado. A partir de 1º de abril de 2003, quando trabalhou como contribuinte individual, prestando serviço a empresa que tinha a obrigação de reter e repassar as contribuições ao INSS.

Benefícios do INSS 2021

O INSS atualmente concede 25 benefícios para os seus segurados, como aposentadorias, auxílios, pensões e salários, e cada um desses benefícios são concedidos por motivos diferentes.  Os principais são:

  • aposentadoria por tempo de contribuição;
  • aposentadoria por idade;
  • aposentadoria por invalidez;
  • aposentadoria especial;
  • auxílio-doença;
  • salário-maternidade
Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0