INSS: Como solicitar aposentadoria pela internet em 2021? Passo a passo completo!

Trabalhadores brasileios que desejam solicitar a aposentadoria do INSS em 2021 poderão solicitar o benefício sem sair de casa.

Trabalhadores que queiram solicitar a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2021 poderão solicitar o benefício sem sair de casa. A modalidade de pedido pela internet atende àqueles que tenham os requisitos necessários para aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, podendo ser solicitadas através do site ou aplicativo Meu INSS.

INSS: Saiba como solicitar aposentadoria SEM SAIR DE CASA (Imagem: Reprodução/EBC)

INSS: Saiba como solicitar aposentadoria SEM SAIR DE CASA (Imagem: Reprodução/EBC)

Durante o período da pandemia causada pelo novo coronavírus, sair de casa é um ato que deve ser evitado. Ainda mais no atual cenário pandêmico em que o país se encontra, com taxa de crescimento de contágio de contaminações e de internações.

Desde março do ano passado, os atendimentos presenciais do INSS foram suspensos ainda em março, ainda com os registros dos primeiros casos do novo coronavírus no país. Em setembro, as unidades começaram a reabrir de forma tímida com os médicos peritos presentes.

Leia mais: FIM da aposentadoria INSS por tempo de contribuição? Entenda as novas regras de 2021

O INSS passou a oferecer serviços pelo site oficial e por aplicativo, bastando preencher o cadastro no portal para análises do órgão; o que pode levar até 45 dias.

Para aposentadorias por tempo de contribuição – os interessados devem ter o tempo mínimo de 35 anos para homens e de 30 anos para mulher.

Já para aposentadorias por idade, os trabalhadores precisam comprovar a carência mínima de 180 contribuições, ter 15 anos de tempo de contribuição e, ainda, possuir a idade mínima de 65 anos, se homem, ou a partir de 60 anos, se mulher.

Como solicitar a aposentadoria INSS pela internet?

De acordo com as informações detalhadas pelo INSS, os interessados precisam seguir as seguintes orientações para solicitar a aposentadoria:

Pedir benefício

  • Faça login no Meu INSS;
  • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Clique em “Novo Requerimento”;
  • Selecione o serviço que você quer;
  • Clique em “Atualizar”;
  • Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  • Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.

Leia mais: Sua profissão será EXCLUÍDA do MEI em 2021? Confira as novas regras!

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:

  • Faça seu login no Meu INSS;
  • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”;
  • Localize seu processo na área “Atendimentos à distância”;
  • Clique no ícone de lupa para detalhar.

Feito isso, o órgão informa que o tempo médio para o atendimento desses serviços é de 45 dias corridos.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0