INSS libera carta digital para 1,7 mi de segurados que tiveram o benefício revisado

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que vai notificar por carta os segurados que tiveram seus benefícios revisados. As notificações serão feitas pelos Correios e por cartas digitais disponíveis no aplicativo da estatal. A estimativa é que 1,7 milhão de beneficiários serão notificados em todo o país.

INSS libera carta digital para 1,7 mi de segurados que tiveram o benefício revisado
INSS libera carta digital para 1,7 mi de segurados que tiveram o benefício revisado. (Imagem: Reprodução Google)

Quem for notificado terá 60 dias para enviar a documentação solicitada, de preferência pelo próprio aplicativo ou pelosite. O segurado que não apresentar a documentação no prazo determinado poderá ter o benefício suspenso e bloqueado. As agências continuam fechadas desde o final de março por causa da pandemia. A reabertura já foi adiada três vezes e a nova data está marcada para 14 de setembro.

Carta do INSS em versão digital

O órgão firmou uma parceria com os Correios para disponibilizar a carta de forma online no aplicativo, por meio do “Entrega Digital”. A correspondência poderá ser visualizada no aplicativo dos Correios, na sessão “Minhas Mensagens”. A alternativa ficará disponível mesmo se a carta física for entregue ao endereço do segurado.

Para acessar a notificação digital, é preciso baixar o aplicativo dos Correios e fazer um cadastro utilizando o CPF. Em “Minhas Mensagens”, o usuário acessa sua caixa pessoal de correspondências e pode verificar se foi notificado para entrega de documentação. Em caso de dúvidas, o Instituto também disponibiliza o telefone 135.

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O presidente do INSS, Leonardo Rolim, informou que a ideia é oferecer uma resposta mais rápida ao cidadão e combater possíveis fraudes, identificando pagamentos indevidos.

A exigência é um protocolo quando não é possível concluir a análise do requerimento por falta de algum documento ou informação. Dessa forma, o órgão informa o segurado sobre a pendência e ele envia a documentação necessária o mais rápido possível, para que o INSS conclua a análise do requerimento. A documentação solicitada ao segurado após a revisão administrativa também é chamada de exigência.

Os canais de atendimento remoto do INSS são: telefone 135, para ligações de segunda a sábado, das 7 às 22 horas; site ou aplicativo.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.