IPTU: Como conseguir DESCONTOS no pagamento em Jaboatão, Recife e Olinda

Cidades de Pernambuco oferecem descontos no pagamento do IPTU 2021 para incentivo à quitação do débito pelos contribuintes, entre 10% e 30%.

Prefeituras de cidades de Pernambuco oferecem desconto no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 como forma de incentivo à quitação do débito pelos contribuintes. Os descontos variam entre 10% e 30% nos municípios Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

IPTU: Como conseguir DESCONTOS no pagamento em Jaboatão, Recife e Olinda (Imagem: Reprodução/Google)

IPTU: Como conseguir DESCONTOS no pagamento em Jaboatão, Recife e Olinda (Imagem: Reprodução/Google)

As ofertas de abatimentos nos valores cobrados de imposto são destinadas àqueles que quitarem os débitos em cota única até o dia de vencimentos especificado em calendário das respectivas cidades.

É possível parcelar o pagamento, mas nem todas as cidades oferecem descontos nessa modalidade de pagamento. Em Jaboatão e Olinda, o desconto pode chegar a 30%. No Recife, no entanto, o máximo possível é 10%.

Leia mais: Conta de água em Pernambuco AUMENTA a partir de janeiro; entenda o motivo

As gestões municipais também fazem apelo aos proprietários de imóveis que ainda não efetuaram o pagamento de anos anteriores, para que os débitos sejam quitados.

Confira os descontos do IPTU 2021 por cidade

Recife

No Recife, os contribuintes adimplentes podem adquirir descontos de até 10% em cima do valor do imposto. Já os contribuintes que possuem pendências junto ao IPTU conseguem 5% de abatimento; ambos para pagamento em conta única com vencimento da primeira parcela no dia 10 de fevereiro.

Para ter acesso ao extrato do IPTU e guias de pagamento, o contribuinte pode acessar o Portal de Finanças da prefeitura.

Desde o ano passado, os contribuintes de Recife já começaram a efetuar o pagamento do IPTU 2021 e a TRSD (Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares). Até o início de novembro, o feito já havia dado à prefeitura a quantia de R$ 3.012.995,74.

A arrecadação aconteceu pelo pagamento antecipado dos cidadãos e pelas ofertas de desconto dadas pela gestão municipal. O valor só deveria entrar nas contas públicas da cidade no próximo ano.  

Jaboatão dos Guararapes

A prefeitura de Jaboatão oferece 30% de desconto para quem pagar em cota única e 10% para quem quitar o imposto em até 10 parcelas; pagamentos um cota única com descontos podem ser feitos até o dia 26 de fevereiro.

A emissão do Documento de DAM (Arrecadação Municipal) pode ser feita pela internet, no portal da prefeitura.

Leia mais: Projeto da Câmara dos Deputados propõe DESCONTOS na compra do carro 0 km

Olinda

Os contribuintes de Olinda que optarem por efetuar o pagamento do IPTU 2021 em cota única com desconto poderão ser contemplados com abatimentos de até 30%. A secretaria da Fazenda informou ao G1 que não haverá mudanças na cobrança deste ano.

Isto é, os programas de descontos que já existem para quem paga suas contas em dia e de conta única, todavia, devem continuar. A emissão das guias pode ser feita no site da prefeitura.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0