IPTU São José dos Campos ISENTA pagamento para quem recebeu auxílio emergencial
O IPTU de São José dos Campos, em São Paulo, a prefeitura anunciou a isenção de mais de 24 mil moradores que receberam o auxílio emergencial.
Janeiro é conhecido como o período de pagamento de impostos. Entre eles está o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em São José dos Campos, em São Paulo, a prefeitura anunciou a isenção de mais de 24 mil moradores que receberam o auxílio emergencial.
A proposta também isenta da taxa de lixo. Neste caso, um dos critérios é morar em uma casa popular. A medida visa o indulto de pelo menos R$7 milhões de reais.
Como solicitar isenção?
O morador da cidade precisa comprovar que faz parte do grupo de isenção exibindo o pagamento do auxílio emergencial.
Leia mais: Saída da Ford: Vice-presidente Mourão e Rodrigo Maia criticam decisão
No caso da taxa de lixo, deve provar que é proprietário de um único imóvel de uso residencial sendo casas de até 70 metros quadrados e apartamentos de até 60 metros quadrados, classificados no padrão um da planta genérica.
Os moradores terão até o dia cinco de março para solicitar o pedido através do PrefBook, pelo site da prefeitura ou presencialmente nos postos de atendimento do IPTU.
O objetivo da deliberação é reduzir os impactos causados pela pandemia da Covid-19, por causa da situação de calamidade pública enfrentada atualmente.
Outras medidas
Essa não é a primeira vez que a prefeitura de São José dos Campos anuncia medidas para conter o impacto social e econômico do novo coronavírus.
Recentemente também foi apresentado que as vai esquecer as multas aplicadas em 2020 pela Vigilância Sanitária do município, Departamento de Fiscalização e Procon, em estabelecimentos que não estavam cumprindo exigências sanitárias dos decretos municipais por causa da pandemia.
Além disso, juros e correções monetárias de tributos municipais, assim como do IPTU, e de não tributários serão absolvidos.
A medida depende da aprovação da Câmara e só deve ser votada após o recesso parlamentar, que finaliza no dia 20 deste mês.
De acordo com a prefeitura, mais de 24 mil famílias se enquadram nos parâmetros.
Leia mais: Bolsonaro culpa governador do Amazonas por falta de oxigênio para pacientes com Covid-19
IPTU na cidade
Com mais de 800 mil habitantes, São José dos Campos terá reajuste de 5,2% no IPTU de 2021.
O reajuste foi alterado em decreto editado pelo prefeito Felicio Ramuth (PSDB), onde foi apresentado a tabela da planta genérica de valores imobiliários do município, que é utilizada de base para o cálculo do imposto.
Com isso, para que o habitante possa ver quanto pagará de imposto, basta multiplicar o valor cobrado deste ano por 1,052.