IPVA 2020: Veja mudanças e confira calendário de pagamento por estado

Devido aos reflexos da pandemia do Corona Vírus, algumas alterações foram feitas no calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA  2020)

IPVA 2020: Veja mudanças e confira calendário de pagamento por estado
IPVA 2020: Veja mudanças e confira calendário de pagamento por estado (Foto: Reprodução Google)

Como de costume, as datas dos pagamentos são devidas por região e pelo numero final da placa do veículo. O valores são variados em 0,5% a 4% dependendo do veículo.  Quem determina o valor da contribuição e é a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Contudo, em razão dos reflexos causados a economia por causa da pandemia da Covid 19, alguns estados sofreram alterações nos seus calendários de pagamento.

Os estados e as novas datas do IPVA 2020

Na maioria dos Estados, houve uma prorrogação para que os cidadãos possam quitar seus valores sem se prejudicar.

Leia mais: Greve dos correios acaba e órgão anuncia retorno das atividades

No região Norte, os estados Amapá, Rondônia e Paraná anunciaram as mudanças feitas. O estado do Amazonas não anunciou nota.

  • Amapá – Prorrogação será estendida até o final de dezembro. Prazo teve início em Junho.
  • Rondônia – Veiculos com final 8,9 e 0 podem pagar até o dia 30 de dezembro
  • Paraná – A Secretaria da Fazenda do estado do Paraná, está oferecendo o parcelamento do imposto em até seis vezes.

Já na região do Nordeste, Pernambuco e Tocantins ainda não tem nota com data divulgada. Os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí e Paraíba  também divulgam as prorrogações:

  • Bahia – Para veículos escolares, de turismo e autoescolas o IPVA 2020 pode ser pago até setembro de 2021
  • Ceará – o Governo disponibilizou o programa para o parcelamento do imposto. O acesso pode ser feito pelo site da Secretária da Fazendo do Ceará.
  • Piauí – O estado ofereceu em junho 5% de desconto nos pagamentos. Agora, a data final é até o dia 30 de setembro.
  • Maranhão – Ofereceu 10% de desconto nos pagamentos até o dia 30 de setembro.
  • Paraíba – Não teve prorrogação, mas os motoristas que tiveram veículos apreendidos por falta de pagamento do imposto, podem regularizar a situação até o dia 31 de dezembro deste ano.

Para o Rio Grande do Norte, Roraima, Pará e Sergipe, os prazos já foram encerrados, para mais informações é preciso procurar o Sefaz do estado.

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.