IPVA 2021: Cota única em Minas Gerais vence NESTA semana para todas as placas

Donos de veículos têm até esta semana para pagar o IPVA 2021 (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) em cota única com desconto, em Minas Gerais. Os pagamento começaram nesta segunda-feira (18) no estado.

IPVA 2021: Cota única em Minas Gerais vence NESTA semana para todas as placas (Imagem: Reprodução/Google)
IPVA 2021: Cota única em Minas Gerais vence NESTA semana para todas as placas (Imagem: Reprodução/Google)

Aqueles que decidirem pagar o imposto à vista, na data de vencimento da primeira parcela referente à placa do carro, terá desconto de 3%. Há opção de quitar o IPVA 2021 de forma parcelada, em até três vezes, com último pagamento tendo prazo em março.

Leia mais: IPVA 2021: Falta de pagamento do imposto pode gerar multa e apreensão do veículo

As consultas à tabela com base de cálculo e os valores do IPVA podem ser realizadas no site da Secretaria de Estado da Fazenda ou pelo telefone 155 opção 5.

Arrecadação de imposto

De acordo com o G1, a expectativa do governo é que sejam arrecadados R$ 6,33 bilhões com o imposto neste ano.

Do total arrecadado, 20% são repassados para o Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), 40% ao caixa único do estado e 40% para o município de licenciamento do veículo.

Leia mais: ‘Placar do Impeachment’ analisa proximidade da derrota de Bolsonaro

Calendário do IPVA 2021 em Minas Gerais

  • Final de placa 1 e 2: primeira parcela no dia 18 de janeiro, segunda no dia 18 de fevereiro e terceira no dia 18 de março;
  • Final de placa 3 e 4: primeira parcela no dia 19 de janeiro, segunda no dia 19 de fevereiro e terceira no dia 19 de março;
  • Final de placa 5 e 6: primeira parcela no dia 20 de janeiro, segunda no dia 22 de fevereiro e terceira no dia 22 de março;
  • Final de placa 7 e 8: primeira parcela no dia 21 de janeiro, segunda no dia 23 de fevereiro e terceira no dia 23 de março;
  • Final de placa 9 e 0: primeira parcela no dia 22 de janeiro, segunda no dia 24 de fevereiro e terceira no dia 24 de março.

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.