IPVA 2021 PA: Saiba como fazer o pagamento antecipado do imposto com descontos
A antecipação do imposto IPVA 2021 no estado do Pará, existe a possibilidade de efetuar o pagamento do IPVA em até 3 parcelas.
À antecipação do imposto IPVA 2021 no estado do Pará, existe a possibilidade de efetuar o pagamento do IPVA em até três parcelas diferentes. Porém, também pode-se realizar a antecipação do IPVA — o pagamento antes da data-limite da primeira parcela.
Antecipação do imposto IPVA 2021
À antecipação do imposto do IPVA 2021 no estado do Pará, é diferente de Parcelamento de IPVA, esse é para débitos vencidos para o ano anterior. A quantidade de parcelas podem ser feitas em até três vezes
Em uma parcela, com descontos de:
- 15% se o contribuinte não tiver sofrido multas nos últimos dois exercícios;
- 10% se o contribuinte não tiver multas no último exercício;
- 5% nas demais situações.
Em até 3 parcelas iguais, mensais e sucessivas, sem a incidência de descontos, o desconto não é cumulativo.
Como fazer à antecipação do imposto IPVA 2021
Veja o passo a passo abaixo em como antecipar o recolhimento do IPVA:
- 1- Entrar no site da Secretaria da Fazenda e clicar no serviço “Antecipação de IPVA”;
- 2- Informe o RENAVAM e a placa em seguida clique no botão “Enviar”;
- 3- Selecione a quantidade de parcelas que deseja realizar à Antecipação de IPVA. Em uma, duas ou três parcelas;
- 4- Clique em “Confirmar” para prosseguir;
- 5- Selecione a parcela que deseja imprimir;
- 6- Clique em imprimir.
Leia mais: Pará realiza agendamento para emissão de documentos em Ananindeua
IPVA
O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto anual pago pelos proprietários ou possuidores de veículos. O valor do IPVA é calculado com base no valor do veículo e sua quitação é um requisito para o licenciamento.
O IPVA pode ser pago na rede bancária autorizada (guichê do caixa, autoatendimento, internet banking, débito agendado) ou nas casas lotéricas, utilizando o código RENAVAM constante no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV.
O valor arrecado 20% é para o FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e o remanescente do valor é repartido 50% (cinquenta por cento) para o Estado e a outra metade para o município de registro do veículo.
A quota-parte estadual vai compor o orçamento anual e, dessa forma, destinar-se-á às diversas áreas de atuação do Estado, dentre as quais, a saúde, a educação, a segurança pública e a infraestrutura.
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.