Programa Chapéu de Palha: Como funciona o programa para Trabalhadores Rurais

Conheça o programa Chapéu de Palha e veja como funciona o benefício financeiro. Confira todos os detalhes!

Sabia que você pode ter direito de participar do Programa Chapéu de Palha? Ele oferece diversos benefícios aos trabalhadores e, principalmente, às famílias de baixa renda, que vivem em regiões da Zona de Mata.

Através dele, diversas famílias recebem auxílio financeiro, para ajudar a complementar outras rendas concedidas pelo Governo de Pernambuco.

Veja aqui como funciona todo o processo desse programa, além do valor e outras informações indispensáveis.

O que é o Programa Chapéu de Palha?

O Programa Chapéu de Palha é um benefício financeiro, destinado aos trabalhadores rurais da cana-de-açúcar. 

Através dessa transferência de renda, os beneficiários conseguem comprar alimentação, material de limpeza e higiene pessoal. 

Dessa forma, o programa auxilia famílias rurais, que vivem em situação de extrema pobreza, concedendo recursos financeiros.

Além disso, é importante destacar que o Programa Chapéu de Palha foi criado pelo Governo de Pernambuco, no ano de 1988 e converteu-se na Lei Estadual nº 13.244/2007.

Veja Também

R$ 200 em Vale-Feira por mês

Benefício complementar ao Bolsa Família

Novo Minha Casa Minha Vida

Kit Antena Digital Gratuito

Assim, um dos principais objetivos desse benefício financeiro é combater o desemprego, durante o período da entressafra da cana-de-açúcar

Esse projeto social contempla diversas cidades de Pernambuco, desde a Zona da Mata até o Agreste do Estado.

Como funciona o Programa Chapéu de Palha?

Mas afinal, como funciona esse projeto social? O benefício concede auxílio financeiro às famílias contempladas com o programa.

No entanto, além dos recursos concedidos, o Programa Chapéu de Palha também disponibiliza cursos que possibilitam geração de renda aos trabalhadores.

Entre esse benefício, um dos principais objetivos é oferecer capacitação, além da valorização da cidadania, com atividades educativas.

Dessa forma, promovendo melhores condições na qualidade de vida dos beneficiários. Entre essas ações educativas, são disponibilizados os seguintes cursos:

  • Curso de plantio de mudas;
  • Reflorestamento da mata ciliar;
  • Curso de artesanato;
  • Curso de panificação;
  • Curso de artesanato com palha.

Esses cursos são dados por professores especialistas no assunto, que compartilham todo seu conhecimento com os alunos.

Isso porque, podemos citar que esse recurso financeiro é temporário, então, o programa busca capacitar esses trabalhadores, para garantir um futuro melhor a todos.

Além disso, para você participar do Programa Chapéu de Palha, é preciso realizar um cadastro presencialmente.

Fonte: Google – Seplag – PE

Pescadores artesanais

O programa social também incluiu os pescadores artesanais após ser lançado, que busca garantir mais qualidade de vida a essa população.

Além disso, esse público também possui acesso a todos os benefícios disponibilizados pelo programa, principalmente o recebimento da renda financeira. 

Valor do Programa Chapéu de Palha

Além de oferecer cursos e outros benefícios, o principal objetivo do Programa Chapéu de Palha é conceder recursos financeiros aos beneficiários.

Mas afinal, qual o valor concedido pelo Governo de Pernambuco? O valor do benefício é de R$ 271,00, que destina às famílias contempladas do programa. 

Além disso, é importante ressaltar que o benefício é temporário, onde é disponibilizado apenas durante o período da entressafra da cana-de-açúcar.

Ou seja, durante 4 meses, os beneficiários recebem esse suporte financeiro, para garantir a compra de alimentos e itens básicos, como limpeza, entre outros. 

Qual o órgão responsável pelo programa?

O Programa Chapéu de Palha foi criado pelo Governo do Estado de Pernambuco, para combater o desemprego na Zona de Mata. 

Além disso, esse programa possui apoio de doze secretarias, que são responsáveis pela gestão do projeto social.

Entre esses órgãos, a Procuradoria Geral do Estado também atua ativamente neste programa social do governo.

No entanto, a principal secretaria que está à frente da coordenação do programa é a Secretaria de Planejamento e Gestão.

Como receber o benefício financeiro?

Para ter acesso ao benefício financeiro do Programa Chapéu de Palha, é necessário realizar um cadastro.

No entanto, é preciso que as famílias beneficiárias cumpram com algumas regras, estabelecida diretamente pelo projeto social.

Quer saber quais são elas? Então, clique no botão abaixo e confira um conteúdo, mostrando todas as informações que você precisa saber.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0