João Pessoa-PB inicia 4ª fase da retomada econômica; veja o que vai funcionar!

Bares, restaurantes e academias podem voltar a funcionar a partir desta semana em João Pessoa, capital da Paraíba, porém com algumas restrições.

Bares, restaurantes e academias podem voltar a funcionar a partir desta semana em João Pessoa, capital da Paraíba, porém com algumas restrições. As medidas fazem parte da quarta fase do plano de flexibilização das atividades econômicas no município. 

João Pessoa-PB inicia 4ª fase da retomada econômica; veja o que vai funcionar!

João Pessoa-PB inicia 4ª fase da retomada econômica; veja o que vai funcionar! (Imagem: Francisco França)

De acordo com a prefeitura, o protocolo exige capacidade máxima de 50% nesses estabelecimentos, com horários determinados de funcionamento. Além disso, shows ou apresentações de músicas ao vivo, além de playground e espaços de recreação estão proibidos. 

Desse modos, sobre alimentação, os horários estão de 7h às 10h para café da manhã. Das 12h às 16h para almoço. Das 18h às 22h para jantar. Ademais, estão proibidos rodízios e buffet exposto. Os self services só poderão funcionar com protetores, e servidos por atendentes dos próprios restaurante.

Ainda sobre alimentação, os shoppings e centros comerciais devem permanecer funcionando com delivery e drive thru. Já bares e restaurantes de shoppings, que possuem mesas e bancos próprios, podem abrir também. Porém, respeitando a regra dos 50%.

Leia mais: Lei permite que cidadãos parcelem contas atrasadas de água e luz na Paraíba

Academias também estão incluídas na regra de 50% da capacidade, relacionadas a atividades individuais e com agendamento prévio por parte dos usuários. Os aparelhos devem estar distanciados entre si. Ademais, devem ser higienizados com álcool 70% após uso. 

Agora em relação aos esportes profissionais, estes podem ter jogos novamente. Mas, sem a presença de torcidas. 

O que ainda está proibido em João Pessoa?

Eventos sociais permanecem fechados, com o prazo determinado até o mês de agosto. Bem como praias e estacionamento da orla, de acordo com a prefeitura.

Conforme apontado pelo médico e coordenador da Central de Informações sobre a Covid-19 do município de João Pessoa, Felipe Proenço, essas últimas atividades vedadas, além de cinemas, teatros e atividades educacionais, ainda são considerados de risco. 

Do ponto de vista sanitário, estes são segmentos com maior risco de transmissão do vírus e, por isso, avaliamos a necessidade de manter as atividades suspensas para posteriores avaliações”, disse proenço.

Outras atividades

Ademais, universidades que possuem cursos na área de saúde poderão retornar com as aulas nesta quarta etapa do plano de flexibilização. Aliás, com aulas práticas em laboratórios e com estágios para estudantes que são concluintes em 2020/1.

Além disso, serviços públicos que são considerados essenciais pelo município continuam suas atividades sob protocolos de segurança. Ademais, com agendamento. 

Demais atividades das etapas anteriores do plano de flexibilização não sofrerão alteração durante esta quarta fase. 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0