Jovem Aprendiz: Como se cadastrar no programa? Conheça os detalhes!

Voltado para jovens com idade entre 14 e 24 anos incompletos, Jovem Aprendiz é voltado para a preparação dos jovens no mundo do trabalho;

Voltado para brasileiros com idade entre 14 e 24 anos incompletos, o programa Jovem Aprendiz é voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, além de ajudar no combate à evasão escolar e ao trabalho infantil. Empresas de médio e de grande porte podem contratar os aprendizes com base na Lei 10.097 de 2000, dentro do âmbito da legislação trabalhista.

Jovem Aprendiz: Veja PASSO A PASSO como se cadastrar no programa (Foto: Reprodução/Google)

Jovem Aprendiz: Veja PASSO A PASSO como se cadastrar no programa (Foto: Reprodução/Google)

Participando do programa, os jovens têm a oportunidade de serem incluídos socialmente com o primeiro emprego, e de desenvolver competências para o mercado de trabalho.

Por lei, o contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática. Mas, as empresas também podem ser beneficiadas com essa parceria, pois elas podem ter a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa.

Leia mais: Matrícula Escolar 2021: Saiba quais estados já iniciaram o período de inscrição

No portal do programa, feito em parceria com a Fundação Roberto Marinho – que possui uma rede de parcerias que implementam o programa pelo país -, é dito que o objetivo é a formação de jovens autônomos que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade.

“Acreditamos que é responsabilidade compartilhada do Estado, da sociedade, da família e dos próprios jovens fortalecer sua autoestima e sua condição de cidadãos por meio do trabalho”.

Método de ensino de aprendizagem

De acordo com o portal, o jovem que participa do programa é conduzido por uma metodologia pensada para integrar o conhecimento adquirido em encontros de formação teórica com o conhecimento prático profissional dentro de uma empresa, envolvendo a experiência do trabalho como eixo condutor.

A aprendizagem é feita em círculo com o sentido de unidade e integração. Dentro de uma roda de conversa são colocados em discussão temas que que fortalecem a autoestima dos aprendizes e o vínculo entre todos.

Passo a passo para se inscrever no programa Jovem Aprendiz

Para se inscrever no Programa, o jovem deve entrar em contato com a instituição parceira que implementa o Aprendiz Legal no seu estado.

A inscrição é feita gratuitamente pela internet, preenchendo o cadastro no site do CIEE ou da Gerar, dependendo da localização. As inscrições também podem ser feitas por telefone.

O portal fornece a lista com dados das empresas cadastradas no programa. A empresa pode ser encontrada por região ou estado. Basta selecionar o estado no mapa que, assim, o portal irá apontar para empresas que oferecem o programa. O portal orienta a entrar em contato com a instituição.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0