Matrícula Escolar 2021: Saiba quais estados já iniciaram o período de inscrição

O próximoano letivo ainda não tem data definida mas em estados do Brasil o processo da matrícula escolar 2021 já está acontecendo

O próximo ano letivo ainda não tem data definida, porém, em alguns estados do Brasil o processo da matrícula escolar 2021 dos estudantes nas escolas estaduais e municipais, já estão acontecendo. Em todo o país, independente da instituição ou estado, algo que está sendo discutido de maneira consensual é o respeito as normas de segurança sanitária, exigidas pelas organizações de saúde do mundo todo.

Matrícula Escolar 2021: Saiba quais estados já iniciaram o período de inscrição (Foto: Reprodução Google)

Matrícula Escolar 2021: Saiba quais estados já iniciaram o período de inscrição (Foto: Reprodução Google)

Estados como a Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Manaus, já se preparam para a volta as aulas em 2021. Mesmo ainda com casos de coronavírus no país, o Conselho Nacional de Educação (CNE) prepara novas regras para que as aulas retornem de maneira segura.

Um série de medidas estão estudadas, como:

  • Uso obrigatório de máscaras por funcionários, professores e alunos;
  • Aferição de temperatura nas portas da escolas;
  • Maior ventilação;
  • Distanciamento entre pessoas;
  • Álcool em gel em diferentes pontos das instituições para higienização das mãos.

Em razão da pandemia, agora os gestores das escolas podem ter autonomia sobre escolher entre as atividades remotas e presenciais, ou organizar as aulas de forma hibrida.

“Enquanto perdurar a pandemia, nós temos uma resolução que determina que a escola pode adotar o modelo remoto. Nada impede que a matrícula para o ano que vem adote os mesmo moldes”, afirmou o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Paulo Gabriel Nacif.

Leia mais: Matrículas 2021 Recife: Confira calendário e passo a passo para realizar as inscrições

O processo das inscrições

Na Bahia, o processo de inscrições nas matrículas já foi iniciado e para realizar é preciso acessar o site do Governo da Bahia.  Mesmo sem data definida, as instituições da capital Salvador e do município de Lauro Freitas já se preparam para a atualização e novas matrículas.

Em Minas Gerais, as renovação das matrículas para 2021 encerram no final deste mês. Todo o processo deve ser realizado pela internet e para os novos alunos que desejam ingressar nas escolas, é preciso aguardar a abertura em novembro.

Na capital do Amazonas, Manaus no início deste mês a prefeitura deu início ao  processo de recadastramento dos alunos já matriculados.

A Secretaria Municipal de Educação (Semd) informa também que a prefeitura está focada no planejamento do ano letivo de 2021.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0