FGTS e INSS: Entenda a diferença e Para que Servem

Entenda qual é a diferença entre FGTS e INSS, suas funções e finalidade. Acesse e confira todos os detalhes!

Você sabe qual a diferença entre FGTS e INSS? Ambas siglas são bastante comuns entre os trabalhadores brasileiros, porém, ainda existem muitas dúvidas sobre os termos. Por isso, resolvemos esclarecer a diferença entre FGTS e INSS, além de outras dúvidas sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

Fonte: Informativo Empresarial

O que é INSS?

A sigla INSS significa Instituto Nacional Social de Seguridade Social, órgão responsável por gerenciar e conceder benefícios previdenciários aos brasileiros.  

Além disso, é importante ressaltar que um dos principais objetivos do INSS é garantir a proteção social dos trabalhadores, incluindo seus dependentes.

Quando você consegue um trabalho de carteira assinada, contribuição com o INSS é obrigatória para garantir o acesso a diversos benefícios da Previdência Social.

Veja Também

Aposentadoria para quem trabalha em perigo

Saque de até 50% do FGTS

Aplicativo Gratuito do Meu INSS

Seguro-Desemprego para Jovem Aprendiz

Lembrando que as contribuições fazem toda diferença, pois o INSS é financiado por meio delas. Dessa forma, os fundos são destinados para pagar determinados benefícios.

Quais são os benefícios concedidos pelo INSS?

Como mencionado, o Instituto Nacional de Seguridade Social é responsável por conceder aos trabalhadores diferentes benefícios previdenciários. 

Portanto, o INSS disponibiliza o acesso aos seguintes auxílios:

Saiba que esses são considerados benefícios previdenciários e destinados a diversos trabalhadores brasileiros.

Por isso, é de suma importância o pagamento das contribuições, assim, você fica em dia com o órgão, além de você e seus dependentes terem direito aos benefícios.

Fonte: Site Financeone

O que é FGTS?

O FGTS é um benefício previdenciário concedido pelo INSS aos trabalhadores que trabalharam sob regime CLT.

A sigla significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, criado pelo Governo Federal para garantir suporte financeiro aos trabalhadores.

Além disso, vale destacar que o FGTS funciona como um auxílio poupança, destinado aos brasileiros.

O Fundo de Garantia é um tributo pago pelos empregadores, devido ao serviço prestado pelo seu funcionário. Além disso, saiba que o valor é recolhido de uma parte do salário do empregado.

Quando é possível ter acesso ao FGTS?

Esse suporte financeiro é condicionado ao trabalhador em determinadas situações. Lembrando que as regras de disponibilidade do FGTS podem variar.

Para ajudar você, resolvemos listar as principais situações em que você pode ter direito de sacar o seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Confira!

  • Demissão sem justa causa;
  • Rescisão por acordo;
  • Aposentadoria;
  • Compra da casa própria;
  • Demissão por culpa recíproca ou força maior;
  • Falecimento do trabalhador;
  • Doenças graves;
  • Aquisição de órteses e próteses;
  • Suspensão do Trabalho Avulso;
  • Idade de 70 anos.

Por fim, para garantir o seu direito de receber, é necessário seguir as regras estabelecidas pela Caixa Econômica Federal.

Lembrando que você pode ter acesso ao seu benefício através dos diferentes tipos de saques, que são oferecidos pelo órgão responsável. Entre eles, estão:

  • Saque extraordinário;
  • Saque-rescisão;
  • Saque-aniversário;
  • Saque imediato;
  • Saque emergencial.
Fonte: Atw Finanças

Qual a diferença entre FGTS e INSS?

Se você ainda está em dúvidas sobre a diferença entre FGTS e INSS, saiba que ambos são dois sistemas distintos de benefícios e proteção social no Brasil. 

Embora o FGTS e INSS estejam relacionados aos direitos dos trabalhadores brasileiros, existem características diferentes, porém, ambos possuem o mesmo objetivo.

Isso porque, os dois servem para garantir proteção financeira aos trabalhadores que realizam suas contribuições em dia.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0