Matrículas 2021: Calendário COMPLETO para alunos veteranos e novatos de Fortaleza
Para o período de matrículas 2021, a SME deve aderir a aplicativo para realizar a pré-matrícula dos novos alunos em Fortaleza.
Para o período letivo de 2021, a Secretaria Municipal da Educação deve aderir à utilização de um aplicativo para realizar a pré-matrículas 2021 dos novos alunos em unidades da rede municipal de Fortaleza. A medida, que visa facilitar a adesão dos alunos, começará a funcionar em dezembro. A expectativa com o uso do aplicativo é de registrar de 238 a 240 mil alunos.
O aplicativo permitirá que os alunos que pretendem ingressar na rede pública municipal efetuem a pré-matrícula e o agendamento para o comparecimento na unidade de ensino para a efetivação da matrícula com a entrega da documentação.
O secretário-adjunto da secretaria, Jefferson Maia, declarou ao portal G1 que a prefeitura espera aumentar de 8 a 10 mil novos estudantes matriculados com o uso da ferramenta. No que diz respeito à intenção de matrícula, o órgão acredita que o número de registros saltem dos atuais 230 mil para 240 mil alunos cadastrados.
“O aplicativo traz mais comodidade para a família e mais rapidez da informação. Quanto mais ferramentas a gente possibilitar que garantam a não aglomeração é mais seguro e mais eficiente”, declarou ao G1 o secretário-adjunto.
Leia mais: Centro de Formação Olímpica abre vagas no Ceará; veja como se inscrever
Aos responsáveis legais que pretendem matricular os alunos em 2021, há a necessidade de atenção quanto ao período de matrícula e de documentos que serão entregues nas escolas; pois a matrícula será realizada também em dezembro. Mas, apesar das exigências com os documentos, Jefferson Maia disse ao portal que a ausência de qualquer item solicitado não impede o direito da criança de se matricular.
A Secretaria Municipal da Educação ainda irá publicar orientações para a realização do cadastro online. É lembrado aos responsáveis que, durante a visita às escolas, serão adotadas medidas de prevenção ao novo coronavírus, como distanciamento social, o uso de máscara e álcool gel, assim como a aferição de temperatura.
Matrícula 2021 dos alunos em continuidade de estudo
Os alunos em continuidade de estudo para 2021 deverão ter a rematrícula confirmada pelos responsáveis nas unidades escolares. Será solicitado o cartão de vacina atualizado do aluno, assim como a atualização do endereço e da documentação.
Matrículas de alunos da Educação Inclusiva ocorrem antecipadamente para que a pasta possa identificar as necessidades educacionais dos estudantes e facilitar o mapeamento das escolas. O G1 noticiou que esse processo é feito anteriormente para que sejam feitas as organizações de recursos pedagógicos e de acessibilidade física nas escolas.
Documentos necessários para realizar a matrícula escolar em 2021
- Cópia da certidão de nascimento e CPF;
- Documento de transferência, podendo ser um histórico escolar ou declaração da escola de origem;
- Três fotos 3×4; cartão de identificação social do responsável legal (NIS);
- Comprovante de residência;
- Cópia do laudo ou avaliação pedagógica das crianças com deficiência;
- Cartão de vacinação atualizado para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA),
- CPF ou RG do responsável, para os menores de idade.
Veja o calendário completo de matrículas 2021 em Fortaleza
- 3 a 17/11: Confirmação de veteranos
- 3 a 05/11: Remanejamento Intrarede nas Escolas de Tempo Integral (ETIs)
- 9 a 13/11: Matrícula antecipada da Educação Inclusiva
- 20 a 25/11: Inscrição de alunos novatos para as ETIs
- 27 a 30/11: Inscrição no Registro único para novas matrículas na Educação Infantil (etapa creche)
- 4 a 12/12: Matrículas de alunos novatos em geral
- 17 a 29/12: Confirmação da matrícula dos alunos para a etapa creche e dos demais alunos novatos, com entrega de documentação, conforme agendamento nas escolas
Ainda não é possível fazer a confirmação do processo de matrícula em 2021, pois, segundo informações, a pasta ainda se encontra em planejamento para o próximo ano devido ao término do corrente período letivo.
Também é lembrado que os jovens podem ser matriculados em qualquer período do ano, independente do semestre de aulas já ter sido iniciado e com o calendário pré-definido.
Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.