Mobilidade Urbana: Em Recife, TI Afogados será uma integração temporal; veja como funciona

A partir de (31), o Terminal Integrado Afogados, no Recife, uma nova forma de mobilidade urbana, irá operar por meio da integração temporal

A partir do próximo sábado (31), o Terminal Integrado Afogados, no Recife, irá operar por meio da integração temporal. Para os usuários que utilizam as linhas 115 – TI Aeroporto/TI Afogados e 914 – PE-15/Afogados, dando acesso à Estação de Metrô de Afogados sem pagamento de uma nova tarifa por meio do VEM (Vale Eletrônico Metropolitano), essa é uma nova melhoria na mobilidade urbana do município.

Mobilidade Urbana: Em Recife, TI Afogados será uma integração temporal; veja como funciona (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)

Mobilidade Urbana: Em Recife, TI Afogados será uma integração temporal; veja como funciona (Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem)


No intervalo de duas horas, será possível que o passageiro pague apenas uma passagem por sentido de viagem utilizando tanto ônibus e ônibus, quanto ônibus e metrô. O portal Folha de Pernambuco explicou em matéria que, ao descer do ônibus e fazer entrada no metrô, deverá aparecer uma sinalização de integração ao passar o VEM na maquineta de leitura; não devendo ser cobrada a tarifa.

Leia mais: Eleições: Pesquisa revela que ESTE é o candidato favorito à prefeitura de Petrolina em 2020

Já ao desembarcar do metrô e acessar o ônibus, ao sair da Estação do Metrô Afogados e acessar o TI, por enquanto, permanecem entrando nos ônibus pelas portas do meio ou traseira dos coletivos. A integração temporal auxiliará no planejamento da operação que identifica a origem e destino dos usuários.

Caso os passageiros tenham uma segunda tarifa descontada antes do período de duas horas, característico da integração temporal, será preciso entrar em contato com a Urbana-PE pelo telefone 3125.7858, informando o dia e o horário do fato para verificação. Se confirmada a cobrança indevida, o usuário terá a passagem devolvida ao cartão VEM.

Sistema de integração e mobilidade urbana

De acordo com o portal Diário de Pernambuco, outras sete estações já possuem o sistema de integração temporal na cidade, a Estação Afogados é a oitava a oferecer esse sistema. Já possuem integração temporal as estações Cavaleiro, desde 2017; Largo da Paz, desde 2018; Recife, Santa Luzia, Prazeres e Cosme e Damião, desde 2019; e Rodoviária desde fevereiro deste ano.

Segunda dados do portal, das 36 estações da CBTU Recife, 15 delas fazem parte do Sistema Estrutural Integrado – SEI e foram responsáveis por cerca de 56,06% dos passageiros transportados no ano de 2019 na Região Metropolitana do Recife.

Distribuição do cartão VEM

Estão sendo distribuídos, gratuitamente, cartões do tipo VEM Comum no TI Afogados, cidadãos que passarem pelo TI de Afogados poderão obter o cartão VEM Comum. A ação é voltada para a ampliação da bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana de Recife. Os interessados precisam realizar cadastro para receber o cartão, munido de documento oficial com foto que comprove o CPF e informar ainda o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento.

É possível fazer a recarga do cartão nas máquinas de POS (sem a cobrança da taxa) com os funcionários presentes. A ação tem o intuito de possibilitar o uso da integração temporal por todos os usuários do terminal.


Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0