Pará: Retomado atendimento no Hospital Transamazônica; confira especialidades

O Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, no sudoeste do Pará, voltou gradualmente com o atendimento das especialidades.

Na última segunda-feira (10), o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira, no sudoeste do Pará, voltou gradualmente com o atendimento das especialidades. Primeiramente, voltaram os atendimentos de cardiologia, ortopedia e neurologia. As demais dependerão dos critérios de avaliação e segurança do hospital.

Pará: Retomado atendimento no Hospital Transamazônica; confira especialidades

Pará: Retomado atendimento no Hospital Transamazônica; confira especialidades (Imagem: Reprodução Google)

“Em breve, assim que os casos de covid-19 na região do Xingu estiverem em queda ainda maior, iremos aumentando as demais especialidades”, explica o diretor regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Maurício Nascimento. 

Além de Altamira, o hospital atende ainda os municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Uma estrutura externa de acolhimento e triagem dos pacientes dos serviços ambulatoriais foi instalada na unidade hospitalar com a finalidade de reforçar a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. 

Em virtude da diminuição dos casos do novo coronavírus na região e com a implantação do hospital de campanha em Altamira, está sendo possível retornar o atendimento gradual e de demandas reprimidas.  

Aliás, o HRPT vai receber apenas os casos de coronavírus que necessitarem de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). No total, os 20 leitos destinados às pessoas com a doença serão mantidos por tempo indeterminado ou até que não haja solicitação de internação pela Covid-19.

Leia mais: Proposta sugere retorno das aulas na Universidade Federal do Pará

Atualmente, o HRPT conta com 109 leitos, dos quais cinco são de UTI neonatal, cinco de UTI Pediátrica, cinco de UTI Adulto. Seis leitos de clínica de obstetricia, quatro leitos de unidades de cuidados intermediários neonatais, 12 de pronto-atendimento. Além disso, 32 leitos de clínica cirúrgica, 21 de clínica médica e 15 leitos de clínica pediátrica.

Os atendimentos no hospital

Ademais, o HRPT tomou algumas medidas de segurança para preservar a saúde de seus usuários. Entre as medidas está a liberação de apenas um acompanhante por paciente, com exceções permitidas pela legislação.

Ainda assim, de acordo com Nascimento é recomendado que “as pessoas tenham todo o cuidado usando máscaras, mantendo o distanciamento social adequado e que tenham toda a prevenção quando estiverem indo para as consultas no HRPT para evitar o contágio pelo novo coronavírus”.

Outrossim, o Hospital Regional Público da Transamazônica faz atendimento especializado de 20 modalidades médicas. São elas: neurologia, gastroenterologia, infectologia, urologia, traumatologia, pneumologia, ginecologia, cardiologia. Além de pediatria, médica, cirurgia geral, nefrologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, mastologia. Também cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, oncologia, reumatologia e hematologia.

Além disso, a capacidade mensal da unidade é de 2.036 atendimentos. Os exames do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do hospital têm capacidade para fazer 10.305 atendimentos mensais e estão distribuídos em 17 modalidades.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0