Pernambuco anuncia retorno das atividades culturais do estado; confira a lista

O Governo do estado de Pernambuco anunciou na última quarta-feira (23), a reabertura de atividades como cinemas, teatros e eventos sociais.

O Governo do estado de Pernambuco anunciou na última quarta-feira (23), a reabertura de atividades como cinemas, teatros e eventos sociais. A volta conta com protocolos rígidos de segurança da saúde.

Pernambuco anuncia retorno das atividades culturais do estado; confira lista

Pernambuco anuncia retorno das atividades culturais do estado; confira lista (Foto: Reprodução Google)

Pernambuco que está comas taxas de contaminação do vírus em controle, retoma a partir da próxima segunda-feira (28) com as atividades relacionadas a entretenimento cultural, como cinemas, teatros e outros.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Bruno Schwambach de Pernambuco, afirmou que o estado segue agora para a 9 etapa de contenção do vírus.

“(…) Podendo voltar a funcionar os eventos sociais, que são aqueles que tem como objetivo socialização e comemoração, como casamento, batizado, aniversario, festas etc. E os eventos culturais: cinema, teatro, apresentações e similares. Todos com capacidade para, no máximo, 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço no local que for menor, além de obedecer o horário de funcionamento que vai ser das 6h até meia-noite”

A volta do funcionamento deve acontecer nas regiões macro 1 que compõe a Região Metropolitana do Recife, parte do Agreste Pernambucano e a Zona Mata.

Outras cidades que estão na seguindo para a fase 8 de contenção, também seguem com algumas retomadas, as cidade de Oricuri e Afogados da Ingazeira agora permite o funcionamento de museus e espaços de exposição.

Leia mais: Agência do Trabalho em Pernambuco anuncia o retorno de atividades presenciais

Protocolos para o funcionamento das atividades

Com tudo, o retorno as atividades não serão tão fáceis, protocolos de contingência devem ser atendidos para que Pernambuco não retroceda na contenção do vírus.

Todos os eventos devem obedecer a regras do Plano de Convivência com a Covid-19, que prevê a capacidade máxima de 100 pessoas ou 30% da capacidade total do espaço. Os horários devem ser seguidos, das 6h até a 00h para evitar a permanência longa das pessoas nos espaços;

As atividades que voltarão a ser permitidas nas cidades que estão na fase 9, são:

  • Cinemas
  • Teatros
  • Exposições
  • Eventos como batizado, casamentos, aniversários e festas
  • Bares e restaurantes

As informações foram divulgadas em uma coletiva de imprensa com o secretário de Desenvolvimento Econômico, e o Governo de Pernambuco vai disponibilizar em breve todas as informações dos protocolos.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0