Pernambuco PRORROGA estado de calamidade pública até 2021; entenda

O governo de Pernambuco emitiu decreto de manutenção do estado de calamidade pública, mantendo o estado até 2021. Entenda a decisão!

O governo de Pernambuco vem adotando uma série de medidas em detrimento da pandemia do novo coronavírus. Entre suspensão de festas e restrição de eventos, a gestão estadual prorrogou o estado de calamidade pública até 2021. O decreto da manutenção do estado devido à pandemia da Covid-19 foi publicado nesta quinta-feira (17), levando em consideração a falta de plano vacinal no país.

Pernambuco PRORROGA estado de calamidade pública até 2021; entenda (Imagem: Heudes Régis/Divulgação)

Pernambuco PRORROGA estado de calamidade pública até 2021; entenda (Imagem: Heudes Régis/Divulgação)

De acordo com o portal G1, o primeiro decreto havia sido publicado em 20 de março e renovado no dia 17 de setembro deste ano, quando o estado tinha cerca de 138.568 casos e 7.933 mortes pela doença.

Com a renovação deste decreto, órgãos e entidades da administração pública estadual devem continuar na adoção de medidas necessárias ao enfrentamento ao estado de calamidade pública.

Leia mais: Fenearte, em Pernambuco, abre inscrições para 21ª edição em 2021

O decreto de número 49.959 também leva em conta a necessidade de manutenção das medidas sanitárias e administrativas voltadas ao enfrentamento da pandemia. Ele é válido de 1º de janeiro de 2021 até 30 de junho do mesmo ano.

Festas suspensas

As celebrações do Natal e do Réveillon 2021 foram suspensas no estado devido ao aumento de casos registrados da Covid-19. As medidas de segurança foram anunciadas pelos secretários de Saúde, André Longo, e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, em uma transmissão feita pela internet no último dia 7 de dezembro.

Shows, festas e outros eventos similares no estado pernambucano, com ou sem cobranças de ingresso, independentemente do número de participantes também estão proibidos. Apenas casamentos, formaturas e eventos sociais similares, desde que cumpridos os protocolos.

Novos horários de funcionamento de bares e restaurantes nas vésperas das datas comemorativas de Natal e Réveillon em 2020. Alguns tradicionais desfiles de Carnaval também anunciaram a suspensão da edição de 2021.

Leia mais: Confira o calendário de pagamento do IPVA 2021 em TRÊS estados do Nordeste

Aumento de casos da Covid-19 em Pernambuco

Na última quarta-feira (16), foram registrados 2.071 casos e 15 mortes confirmadas pela Covid-19 em Pernambuco, sendo o terceiro maior registrado desde o início da pandemia.

Já são mais de 200 mil casos, totalizando 201.851 pessoas que receberam a confirmação de infecção pelo novo coronavírus, além de 9.339 pacientes que perderam a vida com a doença desde o mês de março.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0