Pesquisa eleitoral 2020 em Rio Branco-AC revela ESTES candidatos à frente

A última pesquisa Ibope para a prefeitura de Rio Branco nas eleições 2020 aponta três candidatos com índices próximos. Minoru Kinpara (PSDB), Socorro Neri (PSB) e Tião Bocalom (PP) estão à frente da corrida eleitoral, deixando a disputa ainda incerta. Confira o resultado da pesquisa eleitoral 2020.

Pesquisa eleitoral 2020 em Rio Branco- AC revela ESTES candidatos à frente
Pesquisa eleitoral 2020 em Rio Branco- AC revela ESTES candidatos à frente. (Imagem: Divulgação)

Pesquisa eleitoral 2020 e intenções de voto para candidatos em Rio Branco

  • Minoru Kinpara (PSDB): 28%
  • Socorro Neri (PSB): 23%
  • Tião Bocalom (PP): 21%
  • Roberto Duarte (MDB): 11%
  • Daniel Zen (PT): 7%
  • Jarbas Soster (Avante) e Jamyl Asfury (PSC): 1%

Entre os entrevistados, o percentual de brancos e nulos foi de 6% e o de indecisos foi de 3%. Ao todo, foram ouvidos 504 eleitores da cidade de Rio Branco entre os dias 27 e 29 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação ao levantamento anterior do Ibope, de 16 de outubro, o candidato que lidera as intenções perdeu um ponto percentual, enquanto Socorro Neri (PSB) foi de 26% para 23% e Tião Bocalom (PP) foi de 16% para 21%. Roberto Duarte (MDB) se manteve com 11% e os outros candidatos tiveram variações pequenas.

Em relação aos índices de rejeição, os percentuais foram: Daniel Zen (PT) é o mais rejeitado, com 36% das menções negativas; seguido por Socorro Neri (33%), Tião Bocalom e Roberto Duarte, ambos com 25%. Jamyl Asfury tem 21% de rejeição, assim como Jarbas Soster. Minoru Kinpara tem 16%.

Leia mais: Eleições 2020: Pesquisa revela lista de capitais que desejam mudança na gestão do município

A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica Acre e também levantou as intenções de voto em simulações de segundo turno. Minoru Kinpara venceria as eleições em todos os cenários em que aparece. Com Roberto Duarte (31%), teria 53% das intenções de voto; com Socorro Neri (38%) e Tião Bocalom (39%) chega a 49%.

No possível segundo turno entre Roberto Duarte e Socorro Neri, o primeiro teria 37% dos votos e a segunda, 48%, com 15% de brancos e nulos e 1% de indecisos. Contra Bocalom (48%), Duarte teria 32% das intenções, com 18% de brancos e nulos e 2% de indecisos. Entre Socorro Neri e Bocalom, há um empate técnico, com 42% das intenções de voto para cada. O primeiro turno das eleições é no próximo domingo, 15 de novembro.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.