Pesquisa IBOPE para prefeito em Vitória da Conquista-BA revela candidato favorito das eleições 2020

Mais uma pesquisa IBOPE em Vitória da Conquista, encomendada pelo jornal A Tarde, aponta possibilidade de decisão no primeiro turno.

Mais uma pesquisa IBOPE em Vitória da Conquista aponta possibilidade de decisão no primeiro turno. O levantamento foi encomendado pelo jornal A Tarde e realizado pela Potencial Consultoria e Pesquisa. Quem lidera a corrida eleitoral é o deputado estadual e ex-prefeito Zé Raimundo (PT), com 46% das intenções de votos. O atual prefeito Herzem Gusmão (MDB) aparece em segundo com 35%.

Pesquisa IBOPE para prefeito em Vitória da Conquista-BA revela candidato favorito

Pesquisa IBOPE para prefeito em Vitória da Conquista-BA revela candidato favorito (Imagem: Google)

Em relação à pesquisa anterior, de 1º de outubro, Zé Raimundo teve crescimento expressivo, de 12 pontos percentuais. Herzem também cresceu, mas em menor proporção, ganhando apenas seis pontos. Anteriormente, os candidatos estavam em situação de empate técnico. Os atuais índices poderiam decidir a eleição ainda no primeiro turno, no próximo domingo.

Confira os percentuais da pesquisa IBOPE em Vitória da Conquista

  • Zé Raimundo (PT): 48%
  • Herzem Gusmão (MDB): 35%
  • David Salomão (PRTB): 3%
  • Romilson Filho (PP) e Cabo Herling: 1%.

Os candidatos Maris Stela (Rede) e Professor Ferdinand não pontuaram. Do total de entrevistados, 7% ainda estão indecisos e 6% pretendem votar em branco ou anular. Em outubro, os indecisos eram 16% e brancos e nulos somavam 8%.

A atual pesquisa ouviu 600 eleitores nos bairros, distritos e nas comunidades rurais do município, entre os dias 3 e 8 de novembro. A margem de erro do levantamento é de quatro pontos, com nível de confiança de 95%.

Nas possíveis combinações para segundo turno, Zé Raimundo venceria Herzem por 51% a 38%. Já contra o terceiro colocado, David Salomão, o petista teria 59% dos votos, contra 22%. Em uma disputa entre Herzem e Salomão, o atual prefeito levaria a melhor, com 51% dos votos contra 25% do adversário.

Leia mais: Eleições 2020 Juazeiro do Norte-CE: Na reta final, veja quem é o candidato FAVORITO à prefeitura

A pesquisa também mediu a avaliação dos governos municipal, estadual e federal. O governo de Herzem Gusmão é ótimo ou bom para 41% dos entrevistados, regular para 28% e ruim ou péssimo para 30%.

O governo Rui Costa (PT) tem 52% de avaliação positiva, 32% de avaliação regular e 12% classificam a administração estadual como ruim ou péssima. A gestão do presidente Jair Bolsonaro foi avaliada como ótima ou boa por 29% dos eleitores entrevistados; regular para 38% e ruim ou péssima para 38%.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0