Governador do Piauí toma decisão sobre NOVO lockdown com mais de 1,5 MILHÃO de infectados

Em pronunciamento pela internet realizado na terça-feira (1), o governador do Piauí descartou a possibilidade de um novo lockdown.

Em pronunciamento pela internet realizado na terça-feira (1), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), descartou a possibilidade de um novo lockdown e falou sobre vacinação contra a Covid-19. Ele destacou que mais de um milhão e meio de piauienses já foram infectados e que os casos estão em queda no momento.

Governador do Piauí toma decisão sobre NOVO lockdown com mais de 1,5 MILHÃO de infectados

Governador do Piauí toma decisão sobre NOVO lockdown com mais de 1,5 MILHÃO de infectados. (Imagem: Ascom)

Na transmissão, Dias apresentou um plano de vacinação contra a Covid-19 no Piauí. A vice-governadora Regina Sousa, o secretário de Estado da Saúde (Sesapi), Florentino Neto, e o coordenador do Comitê de Operações Emergenciais (COE), José Noronha Vieira Júnior também participaram do evento.

Medidas de enfrentamento ao novo coronavírus no Piauí

O governador reforçou a importância dos cuidados e dos protocolos de segurança sanitária para evitar a disseminação do vírus e a chamada segunda onda. Segundo ele, o estado tem como meta não tomar decisões extremas, como fechamento do comércio e serviços. Ele pediu que a população use máscara e mantenha higienização e distanciamento, evitando aglomerações.

Leia mais: Conta de luz aumenta NESSES estados a partir de hoje (1º)

Para Wellington Dias, o Piauí possui resultados que permitiram a estabilização da doença. Ele destacou uma queda de 68% no número de casos confirmados e de 37% no número de óbitos. O índice de mortalidade é o menor das últimas 27 semanas.

O governador também falou da quantidade de testes realizados, que passam de 400 mil, e da ocupação dos leitos. Atualmente, a capital Teresina tem 46% dos leitos ocupados; em todo o estado são 50%. Em razão da estabilidade dos casos, 450 leitos foram fechados nas últimas semanas.

No pico da pandemia, o estado chegou a ofertar 1100 vagas de internações e agora tem 649. O objetivo, segundo Dias, é evitar o colapso, integrando o setor público e o setor privado.

Leia mais: Réveillon 2021 em João Pessoa será cancelado? Prefeitura fala sobre tradicional queima de fogos

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) de terça-feira aponta 746 novos casos de Covid-19 e 10 novos óbitos causados pela doença nas últimas 24 horas.

O número total de diagnósticos confirmados é de 128.432 e 2.644 mortes. Todos os municípios piauienses já notificaram casos da doença. Ao todo, 125.320 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0