Pesquisa para prefeito de João Pessoa 2020: Veja quem é o candidato FAVORITO das eleições
A primeira pesquisa Ibope sobre as intenções de voto nas eleições de João Pessoa aponta Cícero Lucena (PP) à frente da disputa.
A primeira pesquisa Ibope sobre as intenções de voto nas eleições de João Pessoa aponta Cícero Lucena (PP) à frente da disputa. O levantamento foi encomendado pela TV Cabo Branco e pode ser entendido como a fotografia de momento de uma corrida de média distância, que reflete a visibilidade dos concorrentes.
Na capital da Paraíba, 14 candidatos disputam o cargo de prefeito. Cícero Lucena (PP) tem 18% das intenções de voto. Em seguida aparece Nilvan Ferreira (MDB), com 15%, e Ricardo Coutinho (PSB), com 12%. O maior percentual da pesquisa é dos votos brancos e nulos, que representam 20%.
Confira os candidatos favoritos das eleições em João Pessoa
A pesquisa aponta chances de segundo turno para Cícero Lucena (PP), Nilvan Ferreira (MDB), Ricardo Coutinho (PSB) e Wallber Virgolino (Patriota), além do potencial da candidata Edilma Freire (PV). Veja o resultado completo das intenções de voto.
- Cícero Lucena (PP): 18%
- Nilvan Ferreira (MDB): 15%
- Ricardo Coutinho (PSB): 12%
- Wallber Virgolino (Patriota): 10%
- Ruy Carneiro (PSDB): 7%
- Edilma Freire (PV): 5%
- Raoni (DEM): 2%
- Branco/Nulo: 20%
- Não sabe/Não respondeu: 8%
Os candidatos Anísio Maia (PT) e João Almeida (Solidariedade) tiveram 1% das intenções de voto na pesquisa. Camilo Duarte (PCO), Carlos Monteiro (REDE), Pablo Honorato Nascimento (PSOL) e Rafael Freire (UP) tiveram menos de 1%. Rama Dantas (PSTU) não foi citada pelos eleitores entrevistados.
Leia mais: Eleições 2020: TSE divulga limite de gastos para candidatos a prefeito de João Pessoa-PB
O primeiro colocado, Cícero, e o quarto, Wallber, se tocam no limite da margem de erro, assim como Ricardo, que está na terceira posição e Edilma, na sexta. A margem é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 602 eleitores em João Pessoa entre os dias 3 e 4 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que representa a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Os índices de rejeição se destacam para Ricardo, com 43%, e Cícero, com 30%. Ruy Carneiro (PSDB) é rejeitado por 18% dos eleitores; Nilvan Ferreira (MDB) por 16% e Wallber Virgolino (Patriota) por 13%. Do total, 2% responderam que votariam em todos e 14% não souberam ou não responderam.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.