Prefeito e governador anunciam a retomada de creches a partir desta terça (01) no Ceará
Governador do estado do Ceará e prefeito de fortaleza anunciam que as aulas presenciais serão retomadas para a educação infantil.
Em transmissão ao vivo na última sexta-feira, 28, o Governador do estado do Ceará, Camilo Santana, anunciou juntamente com o prefeito de fortaleza Roberto Cláudio que as aulas presenciais serão retomadas para a educação infantil.
A partir da próxima terça-feira, 01, creches e pré-escolas estão autorizadas a retomar suas atividades em Fortaleza. A decisão foi anunciada pelo governo municipal e estadual e já foi publicada no Diário Oficial.
O prefeito destacou durante a transmissão a responsabilidade de toda a população:
“A gente está vencendo semana a semana. Esse plano de retomada sempre é cautelosamente decidido, mas é a força da nossa união, a responsabilidade e a consciência de cada um de nós que é a arma mais importante contra a Covid-19”. Pontuou Roberto Cláudio
Ensino remoto e presencial
Nesse momento de retomada, o governo está deixando os pais escolherem qual a melhor opção para seus filhos. Então, as instituições que voltarem com as aulas presenciais, terão que continuar a oferecer aulas online.
Apenas 30% do espaço escolar pode ser ocupado nesse primeiro momento.
O prefeito também garantiu o retorno que outras atividades relacionadas à educação:
“Além disso, atividades extracurriculares, como cursos de idiomas e informática, também passarão a ser permitidas. As atividades de apoio à educação, como o transporte escolar, também terá permissão para voltar a funcionar”. Afirmou Roberto Cláudio.
Essas medidas, no entanto, não se aplicam às escolas públicas que seguem fechadas.
Leia mais: Governo estipula prazo para as escolas do Ceará retomarem as atividades
Professores testados no Ceará
No mesmo dia, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou que a partir do dia 31 de agosto, segunda-feira, o Centro de Testagem para Covid e outros postos que realizam os testes, estarão fazendo exclusivamente a testagem dos profissionais de educação, tanto estadual quanto municipal.
A medida é parte do projeto de retomada do ensino presencial de Fortaleza. O prefeito Roberto Cláudio afirmou nos próximos dias essa retomada será avaliada por uma equipe de especialistas. E, só depois, será dado um parecer final.
O governador do estado destaca a seriedade com que vem tratando do assunto.
“As medidas sempre foram tomadas ouvindo os especialistas, com prudência e responsabilidade”.Disse Camilo Santana.
Os testes precisam ser agendados pela Secretaria Estadual de Saúde e acontecerão de segunda a sexta.
Já nas escolas particulares, a testagem vai ser feita no próprio ambiente escolar. Então, representantes estão sendo treinados e receberão do governo o equipamento de segurança necessário.