Prefeitura de Aracaju anuncia retorno de gratuidade do transporte público para idosos

A prefeitura de Aracaju anuncia o retorno da gratuidade para idosos, no transporte público da cidade, o beneficio estava suspenso a 4 meses.

A prefeitura de Aracaju anuncia o retorno da gratuidade para idosos, no transporte público da cidade. Durante a pandemia do coronavírus, o beneficio foi suspenso. No ápice da pandemia, a prefeitura da região decidiu restringir a gratuidade na passagem de ônibus para os idosos da região.

Prefeitura de Aracaju anuncia retorno de gratuidade do transporte público para idosos

Prefeitura de Aracaju anuncia retorno de gratuidade do transporte público para idosos. (Foto: Reprodução Google)

O benefício estava valendo apenas nos horários das 10h as 15h, com a intenção de evitar que muitos idosos ficassem nas aglomerações dos coletivos públicos.

O objetivo era proteger a população enquadrada no grupo de risco de contaminação do coronavírus e desestimular a população a utilizar os coletivos em horários de pico, o serviço foi implantado em todas as frotas da cidade.. A redução durou cerca de 4 meses.

A decisão ocorreu pelo fato da cidade ter muitos casos de contaminação nos hospitais.

Agora, com a flexibilização das regras de contingência e com um maior controle da pandemia, o decreto foi revogado nesta quinta-feira (1), e a capital de Sergipe passa a ter o beneficio aos idosos funcionando regularmente.

Leia mais: Está confirmado! Edvaldo Nogueira quer reeleição e entra para disputa eleitoral em Aracaju

O decreto da prefeitura de Aracaju

No 19 de maio deste ano, a prefeitura decretou a restrição do beneficio. Nesse período, restaurantes e lanchonetes só estavam funcionando por meio de delivery, com entregas em domicilio. O uso de máscaras era imprescindível em qualquer ambiente publico.

Editamos um novo decreto, que mantém as medidas de isolamento social por mais uma semana, embasados em estudos científicos e pela avaliação do comportamento da doença em nossa cidade. Ainda não é hora de flexibilizações e é preciso evitar qualquer tipo de aglomeração.

E continua:

“No novo decreto, retiramos a gratuidade dos idosos nos horários de pico, como uma forma de proteção da vida, já que os maiores de 60 anos respondem atualmente por 70% dos óbitos por covid-19 em Aracaju. É uma forma de estimular os idosos a ficarem em casa. Conto com a compreensão e o apoio da população para mais uma semana de enfrentamento da doença. Seguiremos trabalhando firme no enfrentamento ao coronavírus”, disse o prefeito da capital Aracaju, Edvaldo Nogueira em entrevista.

Larissa Luna
Escrito por

Larissa Luna

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0