Prefeitura de Maceió decreta abertura de academias na próxima semana

Após decreto estabelecido pela Prefeitura de Maceió, as academias e centros de ginástica podem voltar à rotina com 50% da capacidade.

Após decreto estabelecido pela Prefeitura Municipal de Maceió, as academias e centros de ginástica puderam voltar à rotina com 50% da capacidade desde a última segunda-feira (3). A autorização estabelece ainda que os locais se adequem a todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo órgão municipal. 

Prefeitura de Maceió decreta abertura de academias na próxima semana

Prefeitura de Maceió decreta abertura de academias na próxima semana (Imagem: Igor Pereira)

Para Carlos Eduardo Lima, presidente do Conselho Regional de Educação Física de Alagoas (Crefal), a retomada das atividades é positiva. Embora o órgão não tenha recebido nenhuma notificação oficial, o presidente acredita que alguns estabelecimentos vão fechar em razão dos efeitos da pandemia.

Tanto o governo do estado quanto a prefeitura flexibilizaram diversos prazos de pagamentos de taxas e impostos, mas para alguns não será o suficiente“, conta.

Defendo que sequer deveríamos ter fechado. Somos profissionais de saúde, promovemos a saúde. Sabemos que uma rotina de exercícios faz bem para a saúde e fortalece a imunidade“, completa. Lima acredita que as academias são ambientes mais fáceis de controlar do que os bares e shopping centers, que reabriram antes e possuem uma clientela maior.

Leia mais: Recadastramentos do Bolsa Família e CadÚnico continuam suspensos em Maceió

Para as academias, ficam determinadas diversas normas de segurança. Os espaços devem permitir, no máximo, um aluno para cada 6,25 metros quadrados do estabelecimento. Bem como os aparelhos devem ter distanciamento mínimo de dois metros e os treinos deverão ser feitos com a utilização de máscara.

Ademais, o Crefal criou, em parceria com a Associação Brasileira de Academias, um documento com normas para os proprietários de academias seguirem. As normas propostas pelo Conselho se adequam conforme o que foi determinado na portaria nº 16 da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, que estabeleceu os pontos para a reabertura.

Atividades de esporte e lazer em Maceió

Os maceioenses podem também praticar esportes de forma individualizada e treinos funcionais ao ar livre, no calçadão da orla e praças respeitando as medidas de segurança e o distanciamento social. Além disso, o banho de mar e o uso da praia na faixa arenosa de forma individualizada também estão autorizados.

A prática de esportes coletivos nas orlas, praças e parques, o uso de quadras e ginásios públicos e privados para a prática de esportes coletivos e treinos com contato físico continua proibida até 14 de agosto.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0