Procon-AC alerta sobre GOLPE de boletos com código de barras adulterados; saiba como prevenir

Devido a movimentações financeiras que aumentam no final do ano, o Procon-AC está em alerta no sobre golpe de boletos adulterados.

Devido o aumento de movimentações financeiras no final do ano, o Procon-AC (Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre) divulgou um alerta aos consumidores do estado sobre golpe de boletos com código de barras adulterados. O órgão pede atenção aos documentos recebidos por e-mail, aplicativos de mensagens, SMS e redes sociais que não sejam dos fornecedores oficiais.

Procon-AC alerta sobre GOLPE de boletos com código de barras adulterados; saiba como prevenir (Imagem: Procon-Acre/Divulgação)

Procon-AC alerta sobre GOLPE de boletos com código de barras adulterados; saiba como prevenir (Imagem: Procon-Acre/Divulgação)

De acordo com o Procon-AC, os boletos adulterados costumam ter o código de barras com rasuras e falhas na impressão para que não sejam lidos pelo aplicativo do banco no celular ou leitores do caixa eletrônico – prática que força o consumidor a digitar o número escrito no boleto.

Em caso de suspeita de fraude, o consumidor não deve efetuar o pagamento e precisa entrar em contato com a prestadora de serviço para avisar sobre o problema. O instituto informou que os cuidados devem ser redobrados no final do ano, quando há maior movimentação financeira e os golpistas aproveitam o momento para enganar as pessoas.

Leia mais: Conta de luz aumenta NESSES estados a partir de hoje (1º)

“Uma das formas mais utilizadas para pagar contas é por meio de boletos bancários. Como nesta época do ano há muitas movimentações financeiras, infelizmente isso chama a atenção dos fraudadores, que podem encaminhar faturas falsificadas para os consumidores. Temos que estar em alerta”, relatou a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.

Para evitar pagar algum conta com código de barras falso, o instituto orienta que os consumidores acessem apenas os sites e aplicativos oficiais dos fornecedores; pois os golpes podem acontecer por e-mail, SMS ou mensagens para aplicativos de rede sociais, como o Facebook, Instagram ou WhatsApp. 

Veja quais devem ser os cuidados com os boletos

No portal do Procon-AC, o órgão explica que o cidadão precisa se certificar de que o site do credor pertencente ao lojista seja verdadeiro e que o endereço eletrônico começa por “https”. As páginas seguras trazem o selo do certificado SSL, correspondente ao ícone no formato de um cadeado.

Outra forma de verificar se o boleto é verdadeiro é checar se os primeiros dígitos do código de pagamento coincidem com o código do banco que aparece como sendo o emissor do boleto.

Leia mais: Curso do Mercado Livre quer formar 10 mil profissionais na área de tecnologia em 2021

Denúncias ao Procon-AC

Caso o consumidor desconfie que recebeu um boleto falso, deve contatar a empresa geradora do serviço ou produto e a entidade bancária onde o pagamento foi ou será feito.

Com haja confirmação da fraude, o consumidor deve realizar um boletim de ocorrência na Polícia e acionar o Procon/AC, por meio dos seguintes canais de comunicação: (68) 3223-7000 ou 151 de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, pelo e-mail: [email protected] ou acessando o site do Consumidor.


Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0