Procon de Recife dá desconto de até 90% no pagamento de dívidas

Teve início nesta segunda-feira (28) a terceira semana do mutirão online de negociação de dívidas vencidas do Procon Recife, atendendo os consumidores inadimplentes com a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento). Até sexta-feira (02), os cidadãos poderão negociar descontos de até 90% no pagamento das dívidas com a companhia de forma online, sem precisar agendar.

Procon de Recife dá desconto de até 90% no pagamento de dívidas (Fotot: Reprodução/Google)
Procon de Recife dá desconto de até 90% no pagamento de dívidas (Fotot: Reprodução/Google)


De acordo com o portal Folha de Pernambuco, esse será a última ação online programado pelo órgão de defesa do consumidor. A primeira campanha de quitação de dívidas aconteceu em parceria com a Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) e, o segundo, com os bancos.

Leia mais: Atenção! Auxílio emergencial para profissionais da cultura em Paulista-PE foi liberado


Apenas na campanha com a distribuidora de energia, foram mais de 1.100 atendimentos e cerca de 1.500 com as instituições financeiras.

As pessoas que serão atendidas são aquelas cujo as dívidas são reconhecidas, e não para contestar o débito.

Quitação de dívidas

A presidente do órgão municipal, Ana Paula Jardim, declarou ao portal Folha de Pernambuco que os mutirões são uma oportunidade para negociar as dívidas; pois as propostas das instituições são facilitadas para o pagamento, como o parcelamento da conta e da isenção dos juros e das taxas.

Além das formas de pagamento, as chances de o cidadão conseguir quitar as dívidas são altas, segundo disse a presidente, pois os descontos podem chegar a 90%, dependendo do valor e do tempo da dívida.

“Nesses últimos mutirões nós estamos fazendo negociações ainda melhores que em mutirões passados. Tem consumidor conseguindo excelentes descontos e com entradas baixas. Eu acredito que eles estão mais sensíveis por causa da pandemia”, afirmou Ana Paula Jardim ao portal.

A presidente ainda indicou que é melhor o cliente não aceitar o valor que ele não tiver condições de pagar, pois haverá outros mutirões semelhantes para pagamento de débitos.

Como negociar

Para fazer a negociação, o consumidor deve acessar o site do Procon Recife, clicando aqui, e selecionar o ícone “Mutirão Online Compesa”.

O requerente receberá um formulário que, após, será encaminhado para a Compesa e apresentará a proposta de quitação em até 48 horas.

O site já está funcionando e ficará ativo em todos os horários, sem precisar agendar. A campanha será encerrada às 13h da sexta-feira (02).

Informações sobre o Procon Recife

Em caso de dúvidas ou dificuldade em acessar o sistema, o cliente poderá entrar em contato com o Procon Recife através do e-mail [email protected], das redes sociais @proconrecife ou ainda de forma presencial, com prévio agendamento, através do site www.procon.recife.pe.gov.br.

Devido à pandemia do coronavírus, o recomendado é optar pelos canais digitais do Procon Recife.

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.