Programa Bolsa Presença na Bahia receberá quarto crédito nesta terça (10). Famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, podem ter acesso a um auxílio mensal para ajudar nas despesas. O objetivo do programa é incentivar a presença dos estudantes nas instituições de ensino.

Na Bahia, o programa Bolsa Presença realiza o pagamento da quarta parcela do benefício. Famílias e estudantes da rede estadual de ensino podem ter acesso através do cadastro no Cadúnico.
O projeto é uma tentativa de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, com crianças e adolescentes que estão matriculados na rede pública de ensino. Assim, na próxima terça-feira (10), o Governo da Bahia prevê o pagamento da quarta parcela do auxílio. Ao todo, 6 parcelas de R$150 reais são previstas.
Cerca de 311 mil famílias baianas serão contempladas com o benefício, o que deve resultar no investimento de R$280 milhões de reais. A renda é gerada com recursos do próprio Estado da Bahia, e o projeto vem atendendo mais de 300 mil estudantes e suas respectivas famílias.
O principal objetivo do projeto, que faz parte do Programa Estado Solidário, é o incentivo da permanência dos estudantes nas escolas. Com um grande número de evasão dos alunos nas instituições de ensino, o governo prevê uma relação de proximidade entre a escola, as comunidades ao redor e também da família.
Assim, para que o aluno possa ter acesso ao benefício, é necessário a participação obrigatória em atividades curriculares, avaliações de aprendizagem, comparecimento nas aulas (presenciais ou remotas) e também a atualização dos dados cadastrais no aluno no Cadastro Único (CadÚnico).
Veja também: Consórcio Nordeste suspende compra de doses da vacina russa Sputnik V
Oportunidade de emprego para concluintes do Ensino Médio
O município de Feira de Santana está ofertando vagas de emprego em empresas da região. A cidade que fica a 100 km da capital Salvador, agora oferta vagas para pessoas com ensino médio completo.
As empresas são do ramo comercial e procuram profissionais competentes para preencher as vagas. Para se candidatar, é necessário enviar o currículo com informações pessoais e profissionais para o endereço indicado de cada empresa.
As vagas são:
- Subgerente – [email protected];
- Assistente Administrativo – [email protected]
- Operador de caixa – [email protected]

Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.