Como se cadastrar no Chapéu de Palha e receber o Auxílio Financeiro

Veja quem pode participar do Programa Chapéu de Palha e quais os requisitos de participação. Clique aqui para conferir!

Se você mora em Pernambuco e é da Zona Rural, saiba que é possível receber um auxílio financeiro através do Programa Chapéu de Palha. Esse benefício auxilia diversas famílias na compra de alimentação, itens de limpeza, entre outros essenciais.

Além do benefício financeiro, os trabalhadores e a sua família também possuem acesso à cursos de capacitação profissional.

Confira agora um tutorial completo e detalhado, mostrando todo o processo de cadastro no programa de renda do Governo de Pernambuco.

Quem pode se cadastrar no Programa Chapéu de Palha?

Assim como os demais programas sociais, concedidos pelo governo, o Chapéu de Palha estabelece alguns critérios de participação.

Isso porque, não é qualquer pessoa que pode garantir seu cadastro e receber o auxílio financeiro do programa.

Por isso, para você ter direito de participar, é preciso atender todos os requisitos de participação do Programa Chapéu de Palha.

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Abaixo, é possível conferir uma lista, com todas as regras do benefício financeiro. Atualize-se através dela!

  • Trabalhadores, que vivem em situação de pobreza oriunda da cana-de-açúcar e da fruticultura irrigada;
  • Trabalhadores, que vivem em situação de extrema pobreza relacionada à pesca artesanal;
  • Famílias cadastradas na SEPLAG;
  • Famílias vinculadas a atividades da cana-de-açúcar com per capita de até R$ 60,00;
  • Famílias com renda per capita entre R$ 60,01 e R$ 120,00;
  • Famílias com membros gestantes, nutrizes, crianças entre 0 e 12 anos, ou adolescentes de até 15 (quinze) anos;
  • Famílias vinculadas à pesca artesanal com renda per capita de até R$ 70,00;
  • Famílias vinculadas à pesca artesanal com filhos e renda per capita entre R$ 70,01 e R$ 140,00;
  • Jovens com 18 a 24 anos que estejam desempregados.

Se você atende a todos os critérios estabelecidos pelo programa, então, pode dar início ao seu cadastro e garantir a sua participação.

No entanto, caso você não cumpra, as chances de participar do programa são bastante pequenas. 

Por isso, é importante ter atenção a todas as regras, para evitar qualquer contratempo durante o seu processo de cadastro.

Passo a passo para se cadastrar no Chapéu de Palha

O processo de cadastro no Programa Chapéu de Palha é bastante simples, no qual você pode fazer de forma presencial.

Basta comparecer às unidades presenciais, no qual são disponibilizadas através do programa social. 

Além disso, vale destacar que as unidades são diferentes para cada grupo, tanto os pescadores artesanais, como os trabalhadores da fruticultura.

Saiba que as unidades também são disponibilizadas de acordo com a sua região. Veja o exemplo abaixo para a região de Petrolina.

Fruticultura e pesca

  • Bebedouro – Escola Estadual Antônio Nunes Santos;
  • Bairro Areia Branca – Escola Estadual Professora Adelina Almeida.

Fruticultura

  • Maria Tereza km 25 – Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro;
  • N-10 – Escola Estadual Poeta Carlos Drummond de Andrade;
  • N-4 – Escola de Referência do Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora Aparecida.

Para você tirar qualquer dúvida sobre o programa, basta entrar em contato com a central de atendimento do projeto social. 

O telefone disponível é 0800-282-5158. Além disso, é importante ressaltar os horários de funcionamento, que são das 8 às 12h e das 14 às 17h. 

Fonte: Google – Diário de Pernambuco

Quais os documentos exigidos pelo Programa Chapéu de Palha?

Para você garantir seu benefício financeiro, exige a apresentação de alguns documentos das famílias participantes.

Dessa forma, é possível realizar o seu cadastro, evitando qualquer contratempo durante a inscrição do Programa Chapéu de Palha.

  • RG e CPF;
  • Comprovante de cadastramento no Programa Integração Social (PIS);
  • Número de Identificação Social (NIS);
  • Cartão Cidadão ou Cartão Bolsa Família;
  • Extrato do NIS ativo emitido pela Caixa Econômica ou Caixa Tem
  • Carteira digital de trabalho expedida até 15 dias antes do cadastramento;
  • Termo de rescisão de contrato de trabalho;
  • Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Como é feito o pagamento do benefício?

O pagamento do benefício financeiro é feito exclusivamente pela instituição bancária Caixa Econômica Federal.

Além disso, o Programa Chapéu de Palha possibilita diversas formas de pagamento para você.

  • Por crédito em Conta Digital;
  • Por crédito em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA;
  • Nos caixas eletrônicos;
  • Nas Casas Lotéricas;
  • Nos Correspondentes CAIXA;
  • Em agência da CAIXA.

Você também pode receber através do aplicativo Caixa Tem, que você pode realizar diversos serviços através do app.

O Programa Chapéu de Palha é fundamental para ajudar milhares de famílias, que vivem em situação de extrema pobreza. 

Além disso, existem outros benefícios sociais, concedidos pelo governo. Quer saber quais são? Então, clique no botão e conheça cada uma delas.

Juliana Raquel
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Juliana Raquel

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