Previdência Social: O que é, Como funciona e Agências Próximas

Você sabe para que serve a Previdência Social? Confira aqui as principais informações sobre esse seguro social!

Com certeza você já ouviu falar sobre a Previdência Social, certo? Ela é um dos seguros sociais mais importantes dos trabalhadores brasileiros, seja de carteira assinada ou autônomo. Apesar disso, ainda existem muitas dúvidas sobre a Previdência Social. Por isso, esse conteúdo vai esclarecer tudo o que precisa saber!

fonte: Site Onze

O que é a Previdência Social?

A Previdência Social nada mais é do que uma proteção social concedida ao trabalhador para garantir um suporte financeiro.

Esse seguro social é disponibilizado aos trabalhadores que realizaram suas contribuições ao INSS de maneira certa durante seu tempo de trabalho.

Veja Também

Bolsa Família de R$ 600

Auxílio de R$ 1.200 para Mães Solteiras

Receber Pensão por Morte

Aposentadoria Especial INSS

Além disso, é importante ressaltar que a previdência é um sistema mantido pelo INSS, no qual abrange os mais diferentes benefícios previdenciários, como:

A Previdência é um direito de todo trabalhador que cumpre com as suas contribuições ao longo do seu tempo de trabalho. Isso porque, qualquer brasileiro que trabalha de carteira assinada contribui através de mensalidades descontadas do seu salário.

Saiba que os autônomos também participam desse processo através do MEI, onde é realizado o pagamento mensal do DAS.

Assim, é possível garantir a sua contribuição e a segurança de uma estabilidade financeira quando chegar a uma determinada idade.

Como está funcionando a Previdência no país?

Como já mencionado, a Previdência no Brasil funciona por meio do sistema de contribuições de cada trabalhador beneficiado.

Essa colaboração é destinada ao fundo previdenciário, onde são baseadas na porcentagem do salário ou qualquer outra remuneração do trabalhador.

A partir daí, esses valores são acumulados, e quando os segurados atenderem aos requisitos estabelecidos pelo INSS, eles podem ter acesso ao suporte financeiro. 

No entanto, é importante ressaltar que a concessão desse benefício atende diferentes casos e regras. Isso porque, o segurado pode ter direto após encerrar suas atividades de trabalho ou em casos de incapacidade.

A concessão vai depender principalmente dos critérios que precisam ser cumpridos pelos beneficiários da Previdência Social.

Além disso, é importante ressaltar que no Brasil, o Instituto Nacional de Seguro Social é o responsável por administrar e conceder os benefícios previdenciários.

Por fim, uma das principais funcionalidades do sistema previdencial é garantir proteção financeira aos trabalhadores e seus familiares.

Como encontrar as agências da Previdência Social?

Conforme o Governo Federal, o INSS possui mais de 1.000 agências espalhadas por todo o território brasileiro.

Dessa forma, todos os municípios brasileiros têm acesso ao serviço disponibilizado pelas agências. Além disso, os trabalhadores também conseguem ter fácil acesso na hora de dar entrada em um dos seus benefícios previdenciários.

Como são diversas opções de unidades para você aproveitar, é importante encontrar a mais próxima da sua casa. 

É possível encontrar uma unidade através da internet, no app ou site disponibilizado para os beneficiários, confira o passo a passo!

  • Acesse o site Meu INSS clicando aqui;
  • Em seguida, procure pela opção Encontre e clique nela;
  • Então, informe o seu CEP;
  • Por fim, clique em “Pesquisar”.

Pronto! Após esse processo, você consegue encontrar a unidade mais próxima de você e garantir seus serviços previdenciários.

Atenção! Quando for fazer esse procedimento, não é necessário realizar login no site, basta ir direto na opção citada.

Fonte: Departamento Intersindical

Qual a diferença entre a Previdência Social e o INSS?

Esses termos estão bastante relacionados, porém, cada um possui suas características e funções distintas. 

Isso porque, o INSS é o órgão responsável que cuida e administra o benefício da Previdência Social dos trabalhadores e seus dependentes.

Conseguiu compreender o assunto? Esperamos que sim! No Jornal O Norte, é possível encontrar tudo sobre esse assunto e outros benefícios.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0