Projeto em Joaquim Nabuco (PE) oferece cursos gratuitos de formação para o mercado digital

A cidade de Joaquim Nabuco receberá um laboratório de informática novo e de última geração para cursos gratuitos para geração de renda via internet.

Joaquim Nabuco é uma cidade de apenas 16 mil habitantes no interior de Pernambuco. A base da economia do município é a indústria açucareira que há mais de 50 anos enfrenta os desafios de se manter relevante num cenário onde o açúcar e o álcool ganha cada vez mias concorrência das eficientes usinas do sul e sudeste do Brasil.

Neste cenário de dependência, restam poucas alternativas para os jovens. É seguir a carreira no poder público municipal, entrar nas raras vagas abertas na usina local ou sobreviver no comércio local, majoritariamente de subsistência.

dois homens e uma mulher preparam últimos detalhes do laboratório de informática montado para oferecer os cursos

Voluntários preparam últimos detalhes do laboratório de informática montado para oferecer os cursos (Imagem: Reprodução)

Abrindo uma Janela para o Futuro

É neste cenário adverso que esta semana, dia 6 de setembro, inicia-se a primeira turma de projeto que pretende ajudar a abrir o espectro de possibilidades para as crianças e jovens locais.

O Projeto Janela do Futuro, oferecerá cursos gratuitos voltados às habilidades necessárias para prestação de serviço e venda de produtos no mercado digital.

Os jovens inscritos aprenderão a como oferecer serviços de Design, Redação para WEB, Linguagens de Programação, Assistente Virtual, Suporte, dentre tantos outras.

Com essa janela de oportunidades e a capacitação inicial oferecida, esses jovens poderão oferecer estes serviços para empresas e pessoas de todo o Brasil e do mundo, através de plataformas online de freelancers e prestadores de serviços”, conta Jhonatas Bispo, investidor do projeto e CEO da Gridmidia, uma empresa de tecnologia da informação do Recife.

Projeto abraçou entidade reconhecida há anos na cidade

Jovens treinando em praça. O poder público local ainda não liberou as quadras esportivas para treinamento. (Imagem: Reprodução)

O Projeto Janela do Futuro rodará em conjunto com a instituição Nabuquense E.C., que há mais de 13 anos oferece gratuitamente na cidade aulas de futebol e outros esportes, através do treinador Adriano Nabuquense, para ocupar e tirar meninos de situação de risco. Hoje, são mais de 120 atletas e visa o desenvolvimento das suas potencialidades, o aumento do rendimento escolar, assim como também contribuir para uma melhora na interação e convivência social.

A ideia do projeto é ser uma modalidade prática onde esses meninos, além da formação física e moral, também aprenderão uma profissão e conseguirão gerar renda

Um dia eu fui um jovem que morava aqui na cidade e pude sentir na pele as dificuldades de conseguir sonhar além das possibilidades de renda que eram possíveis (comércio, usina ou prefeitura). Decidimos chamar Janela do Futuro, pois a ideia é apresentar e dar outras possibilidades para jovens com tanto potencial. Eles poderão trabalhar daqui para empresas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo.”, completa Jhonatas.

Jovens posam para foto em praça a da cidade, antes do treino, junto com treinador e dirigente do projeto.

Jovens posam para foto em praça a da cidade, antes do treino, com treinador e dirigente do projeto. (Imagem: Reprodução)

Onde encontrar e como Apoiar?

O primeiro curso oferecido conta com três professores e a temática “Oportunidades do Mercado Tecnológico”. Segundo os instrutores, visa oferecer uma visão mais geral sobre o que existe de possibilidades no mercado digital, além de uma introdução rápida nos fundamentos da informática.

A primeira turma do projeto já está completa, mas a ideia é iniciar novas turmas simultâneas em áreas mais específicas, como formação básica de designer, redação para WEB e as noções de venda dos produtos ou serviços online.

A ideia é contar com novos professores que possam oferecer suas habilidades de forma voluntária para abertura de novos horários e cursos.

Janela do Futuro e Nabuquense

Projetos são uma das poucas iniciativas sociais presentes na cidade (Imagem: Reprodução/Divulgação)


Onde? Rua da Paz, nº15,  primeiro andar, Centro – Joaquim Nabuco, PE – CEP 55535000

Como Ajudar? 81 99438-7585‬ (contato da líder do Projeto – Shenya Thays)

Redação O Norte
Escrito por

Redação O Norte

Carregando… aguarde.

0