Recife anuncia distribuição do Cartão Vem Comum no município

Cidadãos que passarem pelo Terminal Integrado (TI) de Afogados, na Zona Oeste da capital pernambucana, poderão obter o cartão VEM Comum (Vale Eletrônico Metropolitano) gratuitamente. A ação é voltada para a ampliação da bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana de Recife. Os interessados precisam realizar cadastro para receber o cartão.

Recife anuncia distribuição do Cartão Vem Comum no município(Foto: Ed Machado/Arquivo Folha)
Recife anuncia distribuição do Cartão Vem Comum no município(Foto: Ed Machado/Arquivo Folha)


Para receber o cartão, os passageiros que desembarcarem no TI podem realizar o cadastro no próprio terminal e já efetuar uma recarga – sem cobrança de taxa. É necessário apresentar um documento oficial com foto, CPF, nome da mãe e data de nascimento, de acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte.

Leia mais: Pernambuco libera calendário e anuncia voltas às aulas nesta quarta (21)

De acordo com o portal G1, consórcio informou que a equipe que promove a ação permanece no terminal de segunda a sexta, das 6h às 18h, e aos sábados, das 6h às 12h para a distribuição do cartão que é utilizado para ter acesso aos ônibus na Região Metropolitana do Recife.

Sistema de bilhetagem eletrônica em Recife

O coordenador de operação do Grande Recife, Mário Sérgio Cornélio, ressaltou a importância da ampliação da bilhetagem eletrônica no sistema de transporte público com a ação.

“A ampliação de distribuição, mediante ao cadastramento do cartão Vem Comum é uma ação estratégia que está sendo adotada para que possamos ampliar o uso da bilhetagem eletrônica no sistema de transporte público. Isso facilita a identificação de deslocamento dos usuários mediante à bilhetagem eletrônica, e redução do dinheiro a bordo, dessa forma conseguimos reduzir também os riscos de assaltos dentro dos coletivos”, disse.

Dúvidas podem ser solucionadas pela Central de Atendimento ao Cliente, através do número 0800 081 0158. A ligação é gratuita

Sobre o VEM

O VEM é o cartão do sistema de bilhetagem eletrônica da Região Metropolitana do Recife. O processo de compra de créditos pode ser feito através da internet e a recarga dos cartões, dentro dos ônibus. O VEM é ofertado em seis modalidades, sendo elas: VEM Comum, Trabalhador, Estudante, Passe Livre RMR, Passe Livre PCR e o VEM Livre Acesso.

Para cada modalidade, há uma especificidade de requisitos em que os cidadãos precisam atender para poder realizar o cadastro. Apenas o VEM Comum possui aquisição livre. Detalhes de cada modalidade podem ser acessadas no portal oficial do sistema eletrônico, neste link.

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.