Retomadas nesta semana as aulas da rede estadual em Tocantins
Estudantes da primeira e segunda séries do ensino médio da rede estadual retomaram as aulas de forma remota nesta semana.
Estudantes da primeira e segunda séries do ensino médio da rede estadual retomaram as aulas de forma remota nesta semana. Os primeiros a retornarem aos estudos foram os alunos da terceira série do ensino médio, em 29 de junho. No Tocantins, as aulas estão suspensas desde o dia 13 de março, em razão da pandemia do novo coronavírus.
O Governo Estadual chegou a planejar a volta às aulas presenciais para o dia 3 de agosto, mas voltou atrás e cancelou o retorno. A ideia era de que as turmas fossem divididas em um modelo híbrido e que o retorno fosse gradual, começando com os estudantes do ensino médio.
Aulas remotas na rede estadual do Tocantins
No formato remoto, os alunos recebem o roteiro de estudos de cada disciplina semanalmente. O conteúdo pode ser impresso nas escolas ou acessado pela Internet. Os estudantes da zona rural vão receber as atividades por meio do transporte escolar.
De acordo com a Secretaria Estadual da Educação, os professores do ensino médio, coordenadores pedagógicos e gestores escolares receberam formação on-line para iniciar o trabalho remoto. A secretária da Educação, Adriana Aguiar, avalia que a adaptação dos estudantes da terceira série ao modelo não presencial foi boa.
Segundo ela, além da formação para os professores, a secretaria está dando o suporte necessário para o novo cenário, inclusive apoio emocional e psicológico, por meio do Programa Olhar Atento. Também está tomando todas as medidas de prevenção para garantir a segurança de alunos e servidores.
Leia mais: No Ceará, pais de alunos participarão de debate para estipular retorno das aulas presenciais.
O planejamento para a retomada das aulas acompanha a situação epidemiológica do estado, em alinhamento com a Secretaria da Saúde. Os índices de transmissão do novo coronavírus no Tocantins motivaram a mudança no plano de retomada das aulas semipresenciais, previstas para 3 de agosto. Diante do quadro epidemiológico, o formato foi suspenso e o estado decidiu ampliar a oferta de aulas não presenciais. A preparação para o retorno é focada em pilares que consideram a segurança dos profissionais e dos estudantes; o cumprimento do ano letivo e o respeito à diversidade.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.